Trabalhadores do ramo financeiro do Nordeste fundam nova federação

57

    

Os bancários do Nordeste fundaram oficialmente no dia 6/7, a nova Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste, a Fetrafi-NE. O Congresso de fundação, realizado em Recife, contou com a participação de 111 delegados de seis sindicatos de bancários: Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Campina Grande (PB) e Cariri (CE).


Durante o Congresso, os bancários também aprovaram o estatuto da nova entidade e elegeram a primeira diretoria por unanimidade. A presidência será ocupada por Carlos Eduardo Bezerra Marques, que também é presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará. A secretaria-geral ficou com o bancário Marcelo de Lima Alves, da Paraíba. A secretária de Formação do Sindicato de Pernambuco, Tereza Souza, será a secretária de Finanças da Fetrafi-NE.


O congresso histórico de fundação da Fetrafi-NE contou com a participação do presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, que lembrou que o objetivo da nova federação é representar todos os trabalhadores do ramo financeiro do Nordeste, assim como faz a Contraf-CUT em nível nacional.


Segundo o presidente da Fetrafi-NE, Carlos Eduardo Bezerra, a nova Federação representará os trabalhadores das instituições financeiras, antes espalhados em diversas categorias, como os financiários, promotores de vendas, entre outros, que não eram amparados pela Convenção Coletiva unificada e nacional dos bancários. “Agora com representatividade sindical, esses segmentos juntam-se à nossa categoria que fica mais forte”, completou.