“Trabalho voluntário é pra quem gosta”

80

Foto: Drawlio JocaFoi como coroinha que o ex-becista, Edleudo Pinheiro, 48 anos, hoje no Bradesco, firmou seu vínculo com a Igreja Católica. “Minha família sempre foi muito ligada à religião. Lá em Quixeramobim (onde nasceu) eu participava dos eventos da Igreja. Eu era coroinha”, conta Edleudo, que atualmente dirige uma creche-escola ligada a uma paróquia de Fortaleza.

Edleudo veio morar em Fortaleza. “Fui buscar minha esposa lá em Ipaumirim, onde eu trabalhava e ela morava”. E casaram. Na escola em que sua esposa, Maria Avanir, trabalhava, Edleudo já fazia serviços voluntários. “Acabei me acostumando com esses trabalhos. A gente faz porque gosta. Quando não gosta, não dura”. E é por isso que o bancário desenvolve trabalho voluntário até hoje.

Maria Avanir e Edleudo foram convidados para participar do Encontro de Casais com Cristo (ECC) em 1996 e, desde então, não se desligaram das atividades da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, na Parangaba. Nessa época, o casal passou a integrar a direção da creche-escola comunitária Santa Maria Goretti. A creche é dirigida por componentes da Paróquia e mantida financeiramente pela Secretaria de Ação Social (SAS), do governo do Estado. Os dois fazem parte da diretoria executiva.

“Trabalho voluntário é pra quem gosta. A gente não ganha nada. Pelo contrário, gasta. A gente usa as noites pra cuidar da creche, porque trabalha o dia todo. O pessoal lá, graças a Deus, cuida muito bem do local. É um pessoal com o coração muito mole. Tanto que quando é preciso dar umas broncas, me chamam, porque eu tenho o coração mais duro de lá”, brinca Edleudo. Ele se orgulha de conseguir, junto com os demais integrantes da creche, manter “tudo direitinho há dez anos”. “É igual a almoxarifado de banco, tudo organizadinho”.

A creche Santa Maria Goretti recebe doações. “Ontem mesmo (dia 31/1) uma senhora doou cerca de 300 livros pra fazer uma biblioteca, que a gente não tinha”, conta Edleudo. Semanalmente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do governo Federal, doa produtos alimentícios para a creche. Você também pode ser um voluntário.

SERVIÇOS
Creche-escola comunitária Santa Maria Goretti
Avenida Godofredo Maciel, 522, Parangaba – Telefone: (85) 3225 1522