Últimas negociações definem intensificar ações junto aos clientes

66

Em reuniões ocorridas na quinta-feira, dia 27/8, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários avaliou as primeiras rodadas de negociações com os banqueiros, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, ficando definido que os sindicatos deverão intensificar as ações junto aos clientes, mostrando os abusos dos bancos que afetam tanto os trabalhadores como os usuários e a população.


“Analisamos a pesquisa de emprego feita pela Contraf-CUT e o Dieese, que revela que os bancos desligaram 15.459 bancários, principalmente em razão das fusões do Itaú Unibanco e Santander Real, e contrataram 13.235 no primeiro semestre, o que representa o fechamento de 2.224 postos de trabalho. É uma inversão do que ocorreu no ano passado, quando houve um aumento de 8.754 novas vagas no mesmo período”, denuncia o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro.


Para o dirigente sindical, “os bancos estão na contramão do movimento que a economia brasileira está seguindo. Enquanto os demais setores econômicos criaram 300 mil novos postos de trabalho no primeiro semestre com a retomada do crescimento, os bancos, que não sofreram nenhum impacto com a crise, fizeram o contrário.


Isso é ainda mais injustificável quando sabemos que o sistema financeiro foi o que apresentou a maior rentabilidade de toda a economia no primeiro semestre, quando os 21 maiores bancos somaram lucro líquido de R$ 14,3 bilhões”, aponta Carlos Cordeiro.

CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÕES

Terça – dia 1º – Segunda rodada específica com o BB

Quarta – dia 2 – Terceira rodada com a Fenaban

Sexta – dia 4 – Segunda rodada específica com a Caixa

Quarta – dia 9 – Quarta rodada com a Fenaban

Sexta – dia 11 – Terceira rodada específica com a Caixa