Unidade para conquistar mais

90

O movimento sindical bancário, através de muita luta e mobilização, conquistou importantes benefícios para a categoria. Eles foram conquistados em negociações coletivas e fazem parte das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), no caso dos bancos privados, e dos Acordos de Trabalho, para os bancos públicos, como Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.


Só existe uma categoria que possui convenção nacional: os bancários. Ou seja, os mesmos direitos que valem para o Ceará, valem para o Brasil todo.


Através da Campanha Nacional, os bancários conquistaram vários benefícios: jornada de 6 horas (1933) – os bancários da Caixa tiveram esse direito em 1986; auxílio creche, em 1986; vale refeição, em 1990, e alimentação, em 1994; Plano de Saúde, em 1990; Participação dos Lucros e Resultados (PLR), em 1995; piso salarial nacional da categoria; adiantamento e complementação salarial para o bancário que está em benefício pelo INSS, entre outros.


Os bancários passaram a conseguir a manutenção do poder de compra dos salários a partir de 2004 e obtiveram ganhos reais. Os bancários da CEF e do BB passaram a receber a PLR a partir de 2003 e com negociações banco a banco foi possível aumentar direitos a partir da PLR da Fenaban.


Mesmo com campanhas unificadas, muitos direitos específicos foram alcançados nas mesas permanentes: soluções para a Previ, negociação sobre a Cassi no BB; acordo aditivo do Santander Banespa com direitos acima da CCT; soluções para o PCR e plano de saúde no Itaú; volta e ampliação de direitos e readmissão de empregados demitidos ilegalmente pelaRH008 na CEF; PCR no BNB, dentre outras.


A preparação para a campanha deste ano já começou. No Ceará foram realizados os Encontros Regionais no dia 23/6 e o Encontro Estadual no dia 30/6. O Estado também está se preparando para levar uma delegação significativa para participar da Conferência Regional que acontece em Campina Grande (PB).


Como em todos os anos, é importante a participação de todos para a definição dos principais eixos da Campanha Nacional 2007.