Valorização também no PCS do Banco do Brasil

60

Mais de 60% do funcionalismo da instituição receberá reajuste superior a 10%. Ainda permanecem entre alguns bancários do BB dúvidas quanto à nova estrutura do PCS após as conquistas deste ano. Para calcular o novo salário, o bancário deve verificar o valor do seu Vencimento Padrão (VP) e adicionar 13%. Para quem está na faixa E2, por exemplo, o VP vai passar de R$ 1.166,50 para R$ 1.318,14.


Se o bancário recebe também o Vencimento Padrão de Caráter Pessoal (VCP), deve fazer o mesmo: aplicar 13% sobre o valor. O próximo passo é calcular 7,5% de reajuste sobre as gratificações, como Adicional Básico de Função (ABF) e o Adicional Temporário Fatores/Comissionamento (ATFC).


Os novos valores devem ser somados e, sobre o resultado, deve-se aplicar os 25% da Gratificação Semestral (GS). Esse total será o novo salário do funcionário. É importante ressaltar que mais de 60% dos bancários do BB terão reajuste maior que 10%, o que representa um aumento real de pelo menos 5,5%. Confira abaixo na tabela um exemplo que ilustra o cálculo).