XX Congresso Nacional dos Funcionários acontece em João Pessoa (PB)

55


Nos próximos dias 30 e 31 de maio, em João Pessoa (PB), acontece o XX Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Na ocasião será definida a pauta específica do funcionalismo do Banco que deve ser negociada durante a campanha nacional dos bancários em 2014. O evento acontece no Hotel Best Western Caiçara e a delegação cearense é composta de 40 delegados da ativa e mais delegação de 20 aposentados.


Na sexta-feira, dia 30/5, os congressistas participam de debates sobre conjuntura com a participação de representantes da Contraf-CUT e da CTB. O presidente do BNB, Nelson Antônio de Souza, confirmou presença na abertura do evento. À tarde serão realizados os painéis sobre remuneração, emprego, condições de trabalho, saúde e previdência. Após os painéis, os delegados serão divididos em quatro grupos, quando serão debatidos temas como Remuneração e Jornada (Revisão do PCR/PFC, ponto eletrônico, passivos trabalhistas e isonomia); Saúde e Previdência (Custeio Camed, assédio moral, aposentados pelo INSS/Capef e Revisão e atualização do Plano BD Capef); Banco Público (Terceirização e Credi/Agro Amigo, PLR Social, Papel do BNB enquanto Banco Público e Regulamentação do Sistema Financeiro); e Organização e Mobilização (campanha salarial, organização de base, fortalecimento dos sindicatos e direito de greve).


No sábado, 31/5, serão apresentados os relatórios dos trabalhos em grupo e, após, será aprovado o relatório final do Congresso que comporá a pauta específica de reivindicações.


“O Congresso do BNB possui uma tarefa estratégica de organizar os trabalhadores em defesa do papel público do Banco, objetivando o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste, como banco de fomento que é. Para isso, temos que partir em defesa do Banco e garantir que os funcionários, maior patrimônio desta Instituição, tenham seus direitos respeitados e avancem nas suas conquistas. Esse é um momento muito importante para que possamos definir nossas prioridades para 2014”

Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB