Delegação dos bancários presente ao 15º CECUT
Cerca de 404 delegados e delegadas do 15º Congresso Estadual da CUT Ceará (CECUT) “40 anos, Lutas, Direitos e Democracia que Transformam Vidas!”, elegeram neste domingo (30/7), em chapa única, com representação dos principais ramos e respeito à paridade entre homens e mulheres, a nova direção Estadual da CUT para o mandato de 2023/2027. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), em Fortaleza (CE).
Para a presidência da entidade foi reeleito, por unanimidade, o metalúrgico Wil Pereira. A vice-presidência será ocupada pelo trabalhador rural Josué Cândido, que na gestão anterior ocupou a secretaria de organização e política sindical. A Secretaria-Geral será conduzida pela servidora municipal Ana Miranda, que chega pela primeira vez à direção executiva da CUT.
Wil destacou que ao realizar o 15° CECUT, no ano em que a CUT celebra 40 anos de lutas e conquistas, “é preciso reafirmar o compromisso de continuar lutando na defesa intransigente dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora”. O presidente enfatizou ainda que “é um momento histórico em que passado e presente se encontram”, apontando para o importante papel que a CUT precisa desempenhar no processo de organização da classe trabalhadora e de reconstrução do país.
Para dar conta desse desafio, o presidente reeleito finalizou sua fala afirmando que a ação estratégica da CUT para o próximo período está centrada em três eixos: o fortalecimento da organização sindical; a defesa da democracia; e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Plano de lutas, resoluções e moções – Os delegados e delegadas aprovaram, por unanimidade, o texto base do 14º Congresso Nacional da CUT. Ao todo, 48 emendas e duas resoluções foram aprovadas, e trataram sobre desenvolvimento sustentável, meio ambiente e energias renováveis. O plenário também aprovou moções em apoio aos profissionais de enfermagem, que lutam pelo piso da categoria, aos petroleiros, que se manifestam contra a venda da Refinaria Lubnor, aos jornalistas, que se mobilizam pela PEC do Diploma, e repúdio às prefeituras que praticam condutas antissindicais.
Sobre o 15º CECUT – 459 delegados e delegadas se inscreveram para o 15º CECUT. Deste total, 404 se credenciaram, sendo 202 homens e 202 mulheres que debateram a conjuntura política e econômica, combate ao racismo e a LGBTfobia e novos desafios, como a reforma sindical e o financiamento das entidades. Durante o CECUT houve também um ato político e cultural, no sábado, 29/7, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, em alusão aos 40 anos da CUT. O ato foi finalizado com shows da banda Zé da Zefa, e do ator Silvero Pereira, num tributo cênico e musical ao cantor e compositor Belchior.
Confira a lista da nova direção executiva da CUT Ceará:
Presidente – Francisco Wil e Silva Pereira
Vice-Presidente – José Cândido da Silva Filho
Secretária-Geral – Ana Miranda
Secretário de Administração e Finanças – Emanuel Alves Lima
Secretária de Comunicação – Silvana Pires
Secretária de Formação Sindical – Nadja Carneiro
Secretário de Organização e Política Sindical – Roberto Luque de Sousa
Secretária da Mulher Trabalhadora – Ana Cláudia Silva de Souza
Secretária de Relações do Trabalho – Aureo Júnior
Secretário de Políticas Sociais e Direitos Humanos – Celiane David
Secretário da Juventude – Alan Robson
Secretária de Combate ao Racismo – Maria Edivânia da Silva Costa
Secretária de Saúde do Trabalhador – Carmem Sílvia Ferreira Santiago
Secretário de Meio Ambiente – Claudemir Brito de Oliveira
Secretário de Assuntos Jurídicos – Tarcísio Sales
Secretária de Cultura – Gardênia Baima
Secretário de Mobilização e Relações com Movimentos Sociais – Hernesto Cavalcante
Secretária Executiva – Maria de Fátima Uchôa
Fonte: com informações da CUT-Ceará