Bancários do ITAÚ lançam campanha contra demissões: Não demita meus pais

281

Os bancários do Itaú lançaram dia 23/9 uma campanha nacional contra as demissões que o banco vem realizando em plena pandemia do novo coronavírus. Para marcar a data, a categoria realizou um um tuitaço com a #ItaúNãoDemitaMeusPais.

“O Itaú teve um lucro de R$ 28 bilhões no ano passado, R$ 8 bilhões no primeiro semestre deste ano, desenvolveu campanha para mostrar seu lado humano na pandemia, mas demite funcionários durante a maior crise sanitária vivida pelo país nos últimos 100 anos. Não podemos aceitar tamanha incoerência. Esta é a hora do banco mostrar sua responsabilidade com o país”, criticou o coordenador da Comissão de Organização de Empresa (COE) do Itaú, Jair Alves.

Enquanto na TV a campanha publicitária da instituição diz que o “Itaú está pronto para ajudar você neste momento”, na vida real, a direção do banco contraria o compromisso firmado com o Sindicato dos Bancários de não demitir durante a pandemia.

Foram 130 demissões somente na área de Veículos, além de outras que estão ocorrendo nas agências. Os representantes do Itaú disseram inicialmente que os desligamentos ocorreram somente na área de Veículos, mas membros da COE Itaú afirmaram que também foram registradas demissões em agências, fato que acabou sendo admitido pelo banco.

No dia 15/9 foi realizada uma reunião entre os representantes do COE do Itaú e do banco para tratar das demissões. No encontro, os representantes do banco informaram que estavam fazendo uma restruturação do modelo de negócios, que afetou diretamente a área de veículos. O Itaú alega que 70% dos trabalhadores afetados foram realocados, assumiu alguns desvios no processo de desligamento, e se comprometeu a reavaliar os casos de bancários demitidos em tratamento de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here