BB: Previ apresenta resultados de 2023 em Fortaleza

53

Nesta quarta-feira, dia 21/3, aconteceu a apresentação dos resultados da Previ – caixa de previdência dos funcionários do BB – em Fortaleza. O evento contou com a presença do presidente da Previ, João Fukunaga, do diretor de Participações, Fernando Melgarejo, do diretor de Investimento, Cláudio Gonçalves, do diretor de Administração, Márcio Souza, do conselheiro fiscal da Previ e presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho, do conselheiro consultivo do Plano Previ Futuro e presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo e do diretor de aposentados do Sindicato, Valdir Maciel. O evento aconteceu na sede da Superintendência de Varejo do Ceará.

A Previ fechou 2023 com resultados positivos em todos os planos. No Plano 1, atingiu o maior superávit dos últimos dez anos: R$ 14,5 bilhões no período de doze meses, com rentabilidade de 13,5% ao ano (a.a.). Essa rentabilidade é bem superior à meta atuarial de 8,6% (que é a soma do INPC mais 4,75%). Os destaques dos resultados do Plano 1 foram os investimentos no exterior e em renda variável, que obtiveram rentabilidade, respectivamente, de 24,3% e de 17%.

“O Plano 1 tem quase 102 mil aposentados e pensionistas. Então, ter uma Previ segura é importante para esses milhares de funcionários, ex-funcionários e seus familiares”, avaliou o secretário de aposentados do Sindicato, Valdir Maciel.

Já o plano Previ Futuro, plano da entidade que ainda está em fase de acumulação, ou seja, a maioria dos associados são funcionários do Banco do Brasil que ainda estão na ativa, terminou dezembro com rentabilidade acumulada de 16,1% a.a., quase o dobro da meta de referência de 8,5%. No Previ Futuro existem quatro modalidades de investimentos – conservador, moderado, arrojado e agressivo – que a associada ou associado do plano podem escolher, com o apoio da assessoria financeira da entidade. Todos os perfis apresentaram rentabilidade superior aos planos equivalentes do sistema de previdência complementar. No Previ Futuro, a rentabilidade em renda variável chegou a 21,2%, os investimentos no exterior alcançaram 20,5% e no setor imobiliário atingiram 20,2%.

“Os resultados positivos da Previ significam, em linhas gerais, a garantia para um futuro digno e seguro aos trabalhadores associados à caixa de previdência”, destacou o conselheiro fiscal da Previ, José Eduardo. “Os números refletem o êxito da estratégia de investimentos em todos os segmentos, em razão da governança sólida da Previ”, completou.

“A Previ é o maior fundo de pensão do país e da América Latina e o Previ Futuro é o quinto maior plano de benefícios do sistema de previdência complementar do país. Esses resultados são fruto do trabalho em equipe, que inclui uma proximidade significativa com os associados para garantir a transparência das nossas atividades”, destacou o conselheiro consultivo do Plano Previ Futuro, Carlos Eduardo.

A diretoria da Previ fez a primeira apresentação dos resultados de 2023, no dia 8/3, na sede da entidade no Rio de Janeiro, às entidades representativas dos funcionários do Banco do Brasil. No dia 11/3, a apresentação foi feita aos associados na AABB Rio. No dia 13, os resultados foram apresentados em São Paulo e no dia 15, em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here