Caixa Econômica Federal: 35º CONECEF acontece nos dias 1º e 2 de agosto

216

O Comando Nacional dos Bancários estabeleceu, em reunião realizada dia 2/5, que o Congresso dos Empregados da Caixa (Conecef) ocorrerá junto com a Conferência Nacional e, no momento, a categoria priorizará a organização da Greve Geral, marcada para 14/6, para defender a Previdência Social e os direitos dos trabalhadores. Desta forma, foram definidas novas datas para a realização do 35º Conecef, que será realizado nos dias 1º e 2 de agosto de 2019, em São Paulo.

Um encontro representativo dos trabalhadores de bancos públicos, ainda no início de junho, também vai intensificar as ações contra a tentativa do governo em privatizar o patrimônio do povo brasileiro. Um exemplo desse ataque é o leilão de concessão de Loterias Instantâneas da Caixa, a Lotex.

Lotex – O leilão da Lotex foi adiado pela 6ª vez. A nova data foi remarcada para o dia 28/5, conforme aviso da Comissão de Outorga do BNDES. Os empregados de todo o Brasil devem manter as atividades em defesa da Caixa, contra a venda das loterias, o fatiamento e venda da Caixa e na defesa dos bancos públicos, alertando para o fato de que com a privatização o país perde repasses de recursos importantes para políticas públicas essenciais.

Segundo o próprio edital do leilão, o repasse total das loterias para a área social, que em 2017 foi de quase 50%, com a privatização da Lotex cai para 15%. Perdem áreas essenciais como cultura, educação, esporte e segurança. Por isso, a resistência dos empregados e da sociedade é fundamental para barrar essa ameaça.


“Além de barrar o fim das aposentadorias, precisamos impedir o fatiamento da Caixa e a venda dos bancos públicos, que ameaça empregos e, sobretudo, o desenvolvimento social do país. Vemos que o governo Bolsonaro hoje ataca não só as estatais brasileiras, como a Caixa, mas todos os serviços públicos e os direitos, o que inclui a Previdência, favorecendo interesses privados”
Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e da Fenae


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here