COE Bradesco detalha pauta de negociação com o banco

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A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com o banco na terça-feira (29/11), para dar continuidade às negociações da minuta específica. Este é o segundo encontro entre as partes após o fim da emergência em saúde por causa da pandemia de covid-19. Os encontros entre as partes tinham sido interrompidos, pois a prioridade passou a ser a preservação da vida de clientes e funcionários. O encontro anterior ocorreu no último dia 14 e marcou a retomada das negociações dos temas de interesse dos trabalhadores.

Várias cláusulas da minuta foram tratadas, como manutenção do índice de emprego, questões do plano de saúde, medidas para prevenção da covid-19 e a ampliação do Prêmio de Desempenho Extraordinário (PDE). O encontro também definiu uma agenda inicial para o debate de novos tópicos, já a partir do começo de 2023.

Emprego

Os integrantes da COE solicitaram detalhamento de informações a respeito da garantia do nível de emprego, pois há informações de falta de funcionários em diversas agências, onde também se observa sobrecarga de trabalho dos funcionários.

O banco adiantou que em 2022 ocorreu um saldo positivo no número de funcionários, ao contrário do que se verificou no ano passado, quando ocorreu mais demissões que contratações. Segundo os resultados divulgados pelo Bradesco no terceiro trimestre deste ano, a instituição encerrou 159 agências, mas apresentou um saldo positivo de 638 postos de trabalho no período de 12 meses.

Plano de Saúde

No encontro foram detalhadas as informações que deve ter o relatório que cada federação vai elaborar sobre as dificuldades que vêm sendo enfrentadas no atendimento do Saúde Bradesco. Os problemas relatados alcançam especialidades, hospitais e clínicas credenciadas, bem como o serviço odontológico, em especial no interior dos estados, onde os problemas ocorrem com muita frequência.

Ficou acertado que os relatórios devem apontar a localidade de cada questão. As informações devem dar conta da dificuldade enfrentada de modo específico, como inexistência de hospital ou clínica, falta de determinada especialidade ou dificuldade de agendamento, entre outras. Esse trabalho já havia sido iniciado em 2019, mas foi interrompido pela pandemia. Assim que o relatório for encaminhado, o banco terá 90 dias para solução. Até lá, qualquer necessidade de urgência será tratada pontualmente. Os representantes dos trabalhadores também solicitaram que o plano de saúde fosse estendido aos aposentados, mas o banco manteve a posição de não ampliar o benefício.

Prevenção da covid

Em complementação às ações acertadas com o banco para a prevenção da covid-19, os membros da COE defenderam a instalação de uma divisória de acrílico, posicionada entre o funcionário de atendimento e o cliente, para a proteção de ambos. O banco disse que não entende a medida como necessária, e informou que está reforçando campanha para prevenção, que não há nenhum funcionário internado e que o índice de vacinação entre os trabalhadores é alto e satisfatório. A empresa também confirmou que todos que testam positivo são afastados por sete dias, ou mais, caso seja necessário.

PDE

A reivindicação da COE de que o PDE fosse estendido a todo o corpo de funcionários foi negada pelo banco. A instituição reafirmou que o benefício se destina apenas para os setores comerciais e administrativos que participam diretamente do processo de concessão de crédito. Segundo a empresa, esse prêmio é diferente da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), instituída para atender todos os funcionários.

Agenda

As próximas reuniões entre a COE e o Bradesco ocorrerão no início de fevereiro e em março, quando as pautas prioritárias serão o fim das metas abusivas, o combate ao assédio moral e segurança (que inclui as unidades de negócios), além da apresentação do Dieese, sobre teletrabalho específico no Bradesco. Nesses encontros serão definidas as datas seguintes, para a discussão de tópicos como auxílio academia, reembolsos de gastos extraordinários (que inclui o valor por quilômetro rodado pelo funcionário em trabalho externo), plano de cargos e salários, inclusão e igualdade de oportunidades, entre outros.

“Nós finalizamos a primeira etapa da nossa campanha, com a assinatura da nossa CCT, e agora vamos dar seguimento à segunda fase, que são as negociações das pautas específicas por bancos”, esclarece o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Telmo Nunes, que completa: “estivemos reunidos com o Bradesco agora, colocamos alguns pontos para que o banco analise e nós possamos discutir como avançar nessas questões na próxima reunião que acontece no início de 2023”.

O dirigente sindical destaca ainda que é importante a participação de todos os bancários do Bradesco, “porque nós precisamos saber onde estão os problemas mais graves e a categoria pode nos auxiliar em relação a isso enviando e-mails (bancariosce@bancariosce.org.br) ou procurando diretamente o diretor para que possamos levar essas demandas para que sejam colocadas em pauta das mesas de negociação do ano que vem e que o banco já se disponibilizou a analisar e tentar resolver, principalmente no caso do plano de saúde, fechamento de agências, metas abusivas, além de outras demandas importantes que o funcionalismo possa apontar para levarmos à mesa. Por isso a participação de todos é tão importante”, conclui Telmo.

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