Data Magna: entenda o feriado em alusão à abolição da escravidão no Ceará

19

O Ceará comemora nesta segunda-feira (25/3) o feriado da Data Magna. Mas o que significa esse dia? A data lembra a abolição de escravizados no Estado. O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 km de Fortaleza, libertou os povos escravizados.

A proposta de criar um feriado para lembrar a data é de autoria do deputado Lula Morais, como forma de celebrar o pioneirismo do estado.O feriado, que vale em todo o estado, foi aprovado na Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro do mesmo ano.

O movimento abolicionista teve importantes impactos na sociedade cearense. Um dos personagens mais lembrados é Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar. Em 1881, junto a outros jangadeiros, ele se recusou a transportar escravos que saíam do Porto de Fortaleza e seriam vendidos a outras províncias.

Três anos depois, no dia 25 de março de 1884, o baiano Manuel Sátiro de Oliveira Dias, presidente da província na época, declarou a libertação de todos os escravos do Ceará.

Para relembrar esse momento histórico do Ceará e debater sobre a luta do povo negro, o episódio desta semana do Tribuna Bancária Podcast traz uma análise sobre o tema com a secretária executiva da Secretaria de Igualdade Racial, Martir Silva e o diretor do Sindicato Alex Citó, que abordam o racismo estrutural da nossa sociedade sob diversos pontos de vista. Assista no Spotify ou no nosso site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here