Em Recife, XIII Conferência Regional da Fetrafi/NE debaterá avanços e desafios dos bancários no Nordeste

57

A XIII Conferência Regional da Fetrafi/NE começa hoje, dia 3/5, e vai até o próximo domingo, 5 de maio, em Recife (Pernambuco). O encontro, que congrega delegados de diversos sindicatos filiados, como Alagoas, Campina Grande, Cariri, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e a Oposição Bancária do Maranhão, promete debater as estratégias e reivindicações que serão levadas à Conferência Nacional dos Bancários, em junho deste ano.

O presidente da Fetrafi-NE, Carlos Eduardo, destacou a importância do evento como uma oportunidade para revisitar as conquistas e desafios do passado e definir os próximos passos para os trabalhadores do setor. “Esta conferência nos permite avaliar nossas estratégias eplanejar ações futuras que irão influenciar diretamente a realidade da nossa categoria”, disse ele.

A agenda da conferência foi moldada pelas prioridades estabelecidas nos Encontros Estaduais dos Bancários, focando em temas como manutenção de direitos e o combate a práticas abusivas no ambiente de trabalho. As discussões incluirão tópicos como a luta por reajustes salariais que acompanhem a inflação, inclusão, a redução de metas excessivas, o impacto das novas tecnologias no emprego, reforma tributária, defesa dos bancos públicos, políticas para redução de taxas de juros, combate ao assédio moral e a busca por um ambiente mais saudável e respeitoso para todos os funcionários.

ANÁLISE DA CCT

Além de discutir estratégias e desafios para o próximo ano, um dos destaques do evento será a apresentação de uma análise detalhada das 90 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, elaborada pelo corpo jurídico da Fetrafi/NE em parceria com técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Este documento, que pode ser acessado ao final da matéria, é uma ferramenta essencial para entender os avanços alcançados nas negociações anteriores e identificar oportunidades para fortalecer ainda mais os direitos dos bancários. “A análise das cláusulas da CCT é fundamental para que possamos construir uma proposta sólida que será levada à Campanha Nacional dos Bancários 2024”, destacou o presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo.

A avaliação categoriza as cláusulas em três grupos principais: vantagens exclusivas conquistadas em negociações que não estão previstas na CLT; ampliações de normas legais, que melhoram o que já é assegurado pela legislação; e reafirmações de direitos já estabelecidos legalmente, que garantem a manutenção de certas condições de trabalho.

Entre as vantagens não previstas na CLT, destacam-se cláusulas sobre prevenção ao assédio sexual, benefícios para casais homoafetivos, e medidas relacionadas ao trabalho remoto e à segurança bancária, refletindo as necessidades emergentes da categoria. As ampliações incluem melhorias em licenças, adicionais salariais e condições de jornada de trabalho, oferecendo uma qualidade de vida superior para os bancários.

Os participantes da conferência terão acesso ao documento completo e poderão utilizar essas informações para debater e formular as reivindicações que serão discutidas na Conferência Nacional dos Bancários. Além disso, o documento servirá como base para a discussão de políticas macroeconômicas importantes, como a defesa dos bancos públicos e a reforma tributária, temas que têm impacto direto na estabilidade e no crescimento do setor.

“Encorajo todos os delegados a se engajarem profundamente nas discussões, aproveitando a análise detalhada que preparamos. É essencial que cada um contribua com sua visão e experiência para moldarmos juntos um futuro mais justo e equitativo para todos os trabalhadores do ramo financeiro no Nordeste,” concluiu Carlos Eduardo.

Acesse a análise da CCT através dos links a seguir:

Minuta_Pauta_Reivindicacoes-2022

CCT CONTRATAÇOES DE MELHORIAS SEM PREVISÃO DA CLT

CCT CLÁUSULAS MELHORIA DA LEI

CCT PREVISÕES LEGAIS

Fonte: Fetrafi/NE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here