Funcionários do Santander fazem assembleia para deliberar sobre acordo de compensação de horas

377

O Sindicato dos Bancários do Ceará convoca todos os funcionários do Santander para participar de uma assembleia virtual na próxima terça-feira, 9 de fevereiro, para deliberar sobre proposta de acordo de compensação de jornada de regime especial.

A assembleia acontece pelo sistema Vota Bem (https://bancarios.votabem.com.br/), no período das 9h às 20h, do dia 9/2.

Acordo – No último dia 28/1, a COE Santander negociou com o banco o adiamento do início da compensação das horas negativas, inicialmente previsto para janeiro. O novo prazo, inicialmente indicado para março, está condicionado a análise futura das condições da pandemia de coronavírus, com a possibilidade de nova prorrogação.

A proposta amplia o período para a compensação de 12 para 18 meses, sendo vetado desconto em folha de pagamento até encerrado este prazo. Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, também é vetado o desconto das horas não compensadas.

Em setembro do ano passado, a COE negociou com a direção do banco o acordo de banco de horas negativas. Na ocasião, foi previsto o início da compensação em janeiro. Porém, com a continuidade e o agravamento da pandemia, não é seguro o retorno dos bancários ao trabalho presencial e o aumento de jornadas para compensação de horas negativas. Essa flexibilização, diante do atual cenário da pandemia, é fundamental para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores, sobretudo daqueles incluídos no grupo de risco. Entretanto, seguindo a tradição democrática do Sindicato e demais entidades representativas, a decisão final sobre o acordo cabe aos bancários.

Resumo da proposta de Acordo Aditivo para compensação de horas negativas:

  • Início da compensação será adiado de janeiro para março, com a possibilidade de nova prorrogação a depender do cenário da pandemia.
  • Ampliação do prazo de compensação de 12 para 18 meses.
  • Vetado desconto em folha até encerrado o prazo de 18 meses para compensação.
  • Em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria, é vetado o desconto das horas negativas não compensadas.

CONFIRA O EDITAL:

EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado do Ceará – SINTRAFI-CE, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 07.340.953/0001-48, Registro sindical MTIC nº 208.327-59 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos(as) os(as)trabalhadores bancários(as), sócios(as) e não sócios(as), da base territorial deste sindicato, que prestam serviços para Banco Santander (Brasil) S/A para participarem da Assembléia Extraordinária Específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 09:00 horas até às 20:00 horas do dia 09 de fevereiro de 2021, na forma disposta no site bancariosce@bancariosce.org.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta: Apreciação e deliberação sobre a proposta de aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho sobre Compensação de Jornada Regime Especial (assinado em 04/08/2020), com vigência compreendida no período de 1° de janeiro de 2021 a 31 de agosto de 2022 a ser celebrado com o Banco Santander (Brasil) S/A.

Fortaleza, 04 de fevereiro de 2021

 Carlos Eduardo Bezerra Marques

Presidente

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here