Informe Bancário, 1º de março de 2024

42

CA da Caixa: Fabi conquista 45% dos votos e vai para segundo turno

A Caixa divulgou, na noite desta quinta-feira (28/2) o resultado da votação dos candidatos a representante das empregadas e empregados no seu Conselho de Administração. Fabiana Uehara recebeu 45,09% dos votos e disputará o segundo turno da eleição. O segundo colocado ficou com 38,95% dos votos.

“Agradeço a cada colega que acreditou na nossa campanha e na força da representação dos trabalhadores em seus sindicatos e associações por todo país”, disse Fabi ao saber do resultado da apuração. “E conto com cada uma e cada um de vocês para, juntos, conquistarmos mais votos agora no segundo turno”, completou.

Já começou

A campanha para a disputa do segundo turno segundo turno entre os dois mais votados já começou. O novo período de votação ocorrerá de 11 a 14 de março. Novamente pelo mesmo sistema em que está sendo realizado o primeiro turno.

Eleições Cassi: Sindicato apoia a Chapa Cassi Para os Associados (6 e 33)

De 15 a 25 de março, os funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil associados à Caixa de Assistência do Banco do Brasil (Cassi) têm um importante compromisso. Nesse período acontecem as eleições que definirão os ocupantes dos cargos da Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

O Sindicato dos Bancários do Ceará apoia a Chapa Cassi para os Associados (6 e 33) por ser uma chapa moderna, acolhedora e sustentável. Esse momento é crucial para a definição do futuro da Cassi e é fundamental que cada associado exerça o seu direito de voto de maneira consciente e comprometida.

Um dos temas em pauta na disputa eleitoral deste ano é o equilíbrio financeiro da entidade. Recentemente e após intenso período de negociações, o Banco do Brasil e a Cassi concluíram os entendimentos sobre os repasses das contribuições patronais sobre verbas salariais ou remuneratórias, pagas em demandas trabalhistas. Com isso, a caixa de assistência receberá recursos repassados pelo BB e que irão garantir equilíbrio financeiro para 2024.

Pedimos o apoio dos associados da Cassi no Ceará para a Chapa Cassi para os Associados (6 e 33) e convocamos todos a participarem ativamente desse processo democrático. Cada voto conta e é crucial para o fortalecimento da Cassi.

Para saber mais sobre a Chapa Cassi para os Associados acesse as redes sociais: Instagram (@cassiparaosassociados); facebook/cassiparaosassociados; Twitter/X: @CassiParaAssoc.

Março das Mulheres: evento dia 14/3 vai debater a Vida das Mulheres, sem violência e por igualdade de direitos

No próximo dia 14/3, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro), a partir das 17h, bancários, bancárias e movimento social em geral estão convidados a participar do debate “Pela vida das mulheres, sem violência e por igualdade de direitos”, com a exibição do filme O Lugar da Esperança e tendo como debatedoras a Secretária Executiva da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva e as psicólogas clínicas e mestrandas em Psicologia pela Unifor, Letícia Ferreira Venâncio e Maria do Carmo Costa Borba. Os participantes serão recepcionados pela apresentação da cantora Francy Castro e, em seguida, o coral Encanto das Ruas abrirá o evento.

O filme O Lugar da Esperança mostra a história de Sandra (Clare Dunne), uma jovem mãe solteira que conseguiu fugir de um relacionamento abusivo. O filme aborda vários tipos de violência sofridas pelas mulheres em suas lutas de sobrevivência. O objetivo do evento é a conscientização da luta pela não violência contra as mulheres.

“Este é um tema muito importante a ser debatido e cobrado por todas as mulheres. A violência contra as mulheres tem aumentado cada vez mais e precisa ser enfrentada e cobrada dos Estados, pois a violência é um problema de saúde pública, educação e segurança pública, uma vez que também é importante coibir e punir todas as formas de violência”, afirma a secretária de Igualdade e Diversidade do Sindicato, Francileuda Pinheiro.

Oficina de Bordado

A partir do dia 9/3 iniciaremos a OFICINA DE BORDADO – Bordando o Patrimônio Histórico de Fortaleza – com a professora Ana Cristina Guimarães, que ensina o bordar como uma forma de terapia e relaxamento. A oficina é promovida pelo Sindicato, através da Secretaria de Igualdade e Diversidade e da Secretaria de Cultura. O público alvo são bancários e bancárias associados e todas as 30 vagas foram preenchidas. Os encontros serão na sede do Sindicato, dois sábados por mês, das 8h30 às 11h30.

Acordo aditivo que garante novas conquistas aos funcionários do BNB é assinado em Fortaleza

Os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) garantiram nesta segunda-feira, dia 26/2, importantes conquistas com um aditivo ao acordo coletivo, assinado na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, entre a direção do Banco e a Contraf-CUT, assessorada pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.

O aditivo garante, entre outras demandas, a redução da jornada para pais de filhos com deficiência, fruto da mesa de negociação permanente entre as entidades e o Banco. Além disso, a partir de agora, especialistas técnicos ou especialistas bancários de tecnologia da informação que ficarem de sobreaviso, nos períodos fora de sua jornada normal de trabalho, terão assegurado o pagamento de adicional de sobreaviso equivalente a 1/3 das horas do salário contratual.

O acordo foi aprovado em assembleia virtual realizada dia 22/2 e teve o SIM de 97,10% dos participantes em nível nacional.O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou a importância dos direitos garantidos nesse aditivo. “Estamos fazendo o que é preciso fazer da maneira mais adequada”, disse. Já o secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, ressaltou que esse é o primeiro aditivo assinado nesse sentido, destacando a redução da jornada. “É uma conquista da mesa de negociação e estar aqui, celebrando essa conquista, é muito importante para toda a representação dos funcionários”, afirmou.

Além da assinatura do aditivo foi instalada também outra conquista da mesa permanente de negociação: a Comissão Paritária para avaliar o Plano de Cargos e Remuneração (PCR). O Banco indicou os funcionários João Batista e Luana Araújo e pela Contraf-CUT/Comissão Nacional foram indicados os sindicalistas Carmen Araújo (CE) e Robson Araújo (PB).

Sindicato visita agência da CEF Quixadá e realiza palestra sobre Saúde Mental para os bancários

O Sindicato dos Bancários do Ceará visitou na última semana a agência da Caixa Econômica Federal em Quixadá para ouvir as demandas dos empregados e falar sobre saúde mental. A entidade foi representada pelo secretário de Saúde, Eugênio Silva e a diretora do Sindicato e psicóloga, Elvira Madeira.

Durante a visita, os dirigentes discorreram sobre adoecimento psicológico, falaram sobre prevenção e de como pedir ajuda, caso necessário. A diretora Elvira Madeira falou como a psicologia atua diante dos transtornos psicológicos, que afligem a categoria bancária, e também citou o conceito dos transtornos de forma bem didática para que os bancários conheçam esses transtornos, além de exemplificar os sintomas para que os bancários possam conhecer e identificar quando determinadas situações acontecerem com eles.

Ao final, o secretário de Saúde do Sindicato, Eugênio Silva, falou sobre a atuação da Secretaria no auxílio ao bancário quando este precisa tirar licença saúde, além de apresentar o Grupo de Apoio à Saúde do Bancário (GASB) e o Plantão Psicológico – dois serviços importantes oferecidos pelo Sindicato através da Secretaria de Saúde. Para mais informações sobre os serviços oferecidos, ligue para 85 3252 4266, falar com Eugênio Silva.

Sobre este tema os diretores destacam ainda o convite para todos ouvirem o episódio do Tribuna Bancária Podcast sobre saúde mental da categoria bancária. Para ouvir, acesse o Spotify, ou se preferir, ouça pelo nosso site.

Não deixe de ouvir o Tribuna Bancária Podcast

Todas as quintas-feiras, sempre um novo episódio disponível no Spotify, no nosso site e em breve nas demais plataformas de áudio. Nessa semana estamos falando sobre o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março – uma data de luta. Assista no Spotify e no nosso site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here