Informe Bancário – 24 de abril de 2024

27

Eleições Previ vão até sexta, 26/4: Sindicato apoia a Chapa 1

Os associados e associadas da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil têm até o dia 26 de abril (sexta-feira), para definir os ocupantes para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria de Seguridade.

A Chapa 1 é formada por funcionários do BB, da ativa e aposentados, que já possuem experiência na atual gestão da Previ. O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho é candidato a uma vaga no Conselho Deliberativo.

Algumas das propostas da Chapa 1

– Cobrar do BB a integralização de reservas matemáticas referentes às verbas P210 e P220 e aquelas em virtude de demandas judiciais trabalhistas
– Criar programa de assessoramento na gestão dos benefícios dos associados com a participação de seus familiares
– Seguir com a estratégia de ajuste de rentabilidade e vencimento dos ativos com compromissos de longo prazo
– Manter a diversificação na renda variável evitando prejuízos, aumentando a rentabilidade dos benefícios dos associados, das associadas e seus familiares.

Clique aqui e conheça outras propostas e mais sobre os candidatos da Chapa 1.

Para votar no site da entidade, acesse: https://votacao.previ.com.br/votacaoweb/

Responda a Consulta Nacional e diga quais devem ser as prioridades da Campanha Nacional deste ano

Bancárias e bancários de todo o país, filiados ou não aos sindicatos, podem ajudar a construir a pauta de reivindicações da Campanha Nacional da categoria neste ano.

Basta acessar o link https://consultabancarios2024.votabem.com.br/ e responder à Consulta Nacional.

Uma das novidades da consulta deste ano, é uma pergunta para avaliar o endividamento e a inadimplência da categoria. “Os dados apontam que, no encerramento de 2023, 77,8% das famílias possuíam dívidas e 29,5% possuíam dívidas em atraso. Queremos apurar o cenário na categoria bancária, para tentar encontrar solução para o problema”, explicou a presidenta da Contraf-CUT.

Minuta de reivindicações

As respostas da consulta serão compiladas e se somarão às resoluções das conferências estaduais e regionais, além daquelas definidas nos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de bancos públicos e de bancos privados, para serem debatidas na Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 7 a 9 de junho e terá como principal tarefa a definição da pauta de reivindicações da categoria.

Logo após ser aprovada em assembleias a serem realizadas por sindicatos de bancários de todo o país, a pauta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para dar início às negociações da Campanha Nacional. O objetivo é renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos, uma vez que as vigências dos mesmos se encerram no dia 31 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.

Bancos fecharam quase 4,2 mil postos de trabalho em um ano

A Pesquisa do Emprego Bancário (PEB) referente ao primeiro bimestre de 2024, elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), aponta uma eliminação de 4.171 postos de trabalho bancário no acumulado dos últimos 12 meses.

O saldo no primeiro bimestre de 2024, excluindo a categoria bancária, foi de 4.764 postos de trabalho, quase seis vezes mais do que no mesmo período de 2023, novamente com destaque para o crédito cooperativo (+1.949 vagas), que desta vez é acompanhado pelos planos de saúde (+1.062 vagas).

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.

Leia a íntegra da Pesquisa do Emprego Bancário, elaborada pelo Dieese.

Futsal dos Bancários: AABB e Itaú garantem a vaga na semifinal

O 40º Campeonato de Futsal dos Bancários está se aproximando da reta final. No último sábado, dia 20/4, no BNB Clube, foram disputados os dois primeiros jogos das quartas de final que vão definir os semifinalistas da competição.

Confira os resultados:

AABB 2 x 1 Banco Original
Bradesco 2 x 2 Itaú (Prorrogação: Bradesco 0 x 2 Itaú)

Dessa forma, AABB e Itaú já estão classificados para as semifinais que acontecem no início de maio. Ambos aguardam os vencedores da próxima rodada, que acontece dia 27/4, no Clube da Caixa, para saber quem serão seus adversários. Confira os jogos:

8h45 – Apcef x BB Metropolitano
10h – Bradesco Empresas x BNB Calouros/06

Lembramos que todos os sábados temos transmissão ao vivo dos jogos do campeonato pelo Youtube do Sindicato (@SEEBCE) e pelo canal É o Souza TV (@eosouzatv).

Não deixe de ouvir o Tribuna Bancária Podcast

Todas as quintas-feiras, sempre um novo episódio disponível no Spotify, no nosso site e em breve nas demais plataformas de áudio. O nosso último episódio do Tribuna Bancária Podcast inicia os debates sobre campanha salarial com os convidados Carlos Eduardo (Fetrafi/NE) e o supervisor técnico do Dieese/CE, Reginaldo Aguiar. Assista no Spotify e no nosso site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here