Informe Bancário – dia 17 de maio de 2024

32

Bancários se preparam para Conferência Nacional da categoria

Bancárias e bancários de todo o país se reúnem, em São Paulo, entre os dias 4 e 9 de junho, para definirem a pauta de reivindicações da categoria. De 4 a 6 de junho ocorrem os congressos e encontros nacionais dos trabalhadores de cada banco em específico e de 7 a 9 de junho ocorre a 26ª Conferência Nacional das Bancárias e dos Bancários, com o objetivo de definir a pauta de reivindicações e a estratégia de atuação e de negociações com os bancos na Campanha Nacional. O Congresso Nacional dos Funcionários do BNB acontece entre os dias 30/5 e 1º/6, em Beberibe (CE).

“Nossa campanha é construída desde as agências bancárias e departamentos administrativos dos bancos. Toda bancária e todo bancário tem a oportunidade de ajudar a definir nossa pauta de reivindicações”, explicou a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, ao se referir à Consulta Nacional aos Bancários, que é realizada a cada campanha. Neste ano, os bancários podem participar e ajudar a definir as prioridades da campanha até o dia 2 de junho.

Veja abaixo o calendário de atividades:

Consulta Nacional à categoria: até 2 de junho;
Congresso Nacional dos Funcionários do BNB: 30 de maio a 1º junho;
39º Congresso dos Empregados da Caixa: 4 a 6 de junho;
34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil: 4 a 6 de junho;
Encontro Nacional dos Empregados de Bancos Privados (Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e Santander);
26ª Conferência Nacional dos Bancários: 7 a 9 de junho;
Entrega da Minuta de Reivindicações: data ainda não definida.

Marcha da Classe Trabalhadora acontece em Brasília, no dia 22/5

Trabalhadoras e trabalhadores das mais diversas categorias vão se reunir, em Brasília, no dia 22 de maio, para a Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras representações sindicais. Com o tema “Dignidade para quem faz o Estado”, os marchantes se concentrarão às 8h, em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, de onde partirão às 10h em direção à Esplanada dos Ministérios.

O objetivo é apresentar ao presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta o pleno emprego, melhores salários e o desenvolvimento econômico e social do país. Dentre as bandeiras de lutas, estão a revogação das reformas Trabalhista e da Previdência, a revogação do Novo Ensino Médio, e a valorização do serviço público, além da valorização do salário-mínimo e das aposentadorias.  “22 de maio é dia de luta em Brasília para defender a pauta da classe trabalhadora”, convocou o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre.

Sindicato firma parceria com a FIEC e garante desconto para associados no SESI, SENAI e IEL

O Sindicato dos Bancários do Ceará firmou convênio com o sistema FIEC e suas casas: SESI, SENAI e IEL. A nova parceira garante desconto exclusivo de 10% para os nossos associados em todos os serviços prestados por essas entidades em todo o Estado. Com o objetivo de proporcionar sempre mais serviços e vantagens aos nossos associados(as), essa parceria trará diversos benefícios para todos que fazem parte do sindicato.

O SESI, SENAI E IEL oferecem desde atividades físicas e esportivas até serviços de saúde e Educação, e os associados terão a oportunidade de usufruir de todas essas opções com descontos especiais. Entre as diversas opções disponíveis pelo SESI, destacam-se as atividades físicas e esportivas, que promovem a saúde e o bem-estar dos seus praticantes. A SESI Clínica oferece serviços de saúde de qualidade, visando atender às necessidades dos seus beneficiários. Para aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos, a Escola SESI/SENAI oferece uma educação de excelência, focada no desenvolvimento profissional e Cursos multidisciplinares e atualizados para alinhar seus conhecimentos ao mercado através do IEL.

Para aproveitar esses benefícios, basta solicitar uma declaração de associado ao Sindicato (85 3252 4266, falar com Erismar), apresentar um documento oficial com foto e, em seguida, dirigir-se a qualquer unidade do SESI, SENAI E IEL no Estado. Lá, o associado poderá apresentar a declaração e realizar o seu cadastro, garantindo assim todos os descontos e vantagens oferecidos pelo convênio. Para obter mais informações acesse o site do Sistema FIEC https://www1.sfiec.org.br

Não escute os negacionistas! Se puder, ajude o Rio Grande do Sul

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região iniciou a arrecadação de doações para a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A entidade está com a campanha “Solidariedade em Dobro”, que prevê que, a cada R$ 1,00 doado por associados, o SindBancários doa mais R$ 1,00. Interessados em colaborar podem encaminhar suas doações via Pix pela chave 51 920044245 (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região). O valor angariado será utilizado para aquisição de itens a serem doados, juntamente com os materiais arrecadados, para as vítimas das enchentes nas ilhas e demais comunidades afetadas de Porto Alegre e região.

Não deixe de ouvir o Tribuna Bancária Podcast, agora com episódios em vídeo

Todas as quintas-feiras, sempre um novo episódio disponível no Spotify, no nosso site e agora com a disponibilidade de episódios em vídeo. O nosso último episódio do Tribuna Bancária Podcast traz mais um debate sobre a nossa campanha salarial  e a renovação da nossa CCT, com enfoque para a luta dos funcionários do BNB, com a participação dos dirigentes membros da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), Carmen Araújo (CE) e Robson Araújo (PB). Assista no Spotify e no nosso site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here