Informe Especial: Encerradas as inscrições para festa do Natal Solidário. Pesquisa da Fetrafi/NE. Assembleia Saúde Caixa

59

Encerradas as inscrições para a festa do Natal Solidário dos Bancários

As inscrições para a festa Natal Solidário dos Bancários estão encerradas. Devido ao sucesso das inscrições, uma semana antes da data da festa, 1º/12, já atingimos o número máximo de bancários inscritos que obedecem a uma margem de segurança para a realização do evento, que acontece na Barraca América do Sol (Av. Zezé Diogo, 4265 – Praia do Futuro), a partir das 20h.

Além da inscrição prévia, para participar da festa o bancário e seu convidado devem levar, cada um, dois quilos de alimentos não perecíveis que serão distribuídos a famílias carentes.
Para animar a festa teremos o DJ Greg Doninni e as bandas Pimenta Malagueta e Vincit (pop/rock nacional). Os associados inscritos têm direito a levar um acompanhante, além de buffet e bebidas inclusas. É importante ressaltar que o convidado do bancário só poderá ter acesso à festa acompanhado do associado previamente inscrito.

“Esse será um momento de solidariedade e confraternização nesse ano que foi muito significativo para a nossa entidade, que completou, em fevereiro, seus 90 anos de lutas e conquistas. Agradecemos a todos que se inscreveram e esperamos todos para participarmos juntos do nosso Natal Solidário”, destacou o presidente do Sindicato, José Eduardo Marinho.

Fetrafi/NE realiza pesquisa para ouvir bancários e bancárias sobre demandas e percepções na região Nordeste

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) deu início a uma abrangente pesquisa na base de seus sindicatos filiados nos estados de Alagoas, Cariri, Campina Grande, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Esta é a quarta pesquisa promovida pela entidade, dando seguimento ao êxito das três anteriores, realizadas em fevereiro e setembro de 2022 e março de 2023, que foram cruciais para direcionar as ações sindicais e fortalecer a organização.

Diferentemente das edições anteriores, a pesquisa atual será conduzida por e-mail, objetivando facilitar o acesso dos bancários ao questionário. A Fetrafi/NE reforça o compromisso com a privacidade dos participantes, assegurando que todas as informações pessoais serão mantidas em sigilo, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o código de ética da ABEP (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa). A chave de segurança para acessar o questionário será o CPF do bancário ou bancária, portanto, a participação é voltada apenas para bancários filiados aos sindicatos da base da Federação. O questionário também estará disponível aqui, ao final da matéria, e nos sites dos sindicatos filiados.

A pesquisa tem como objetivo principal diagnosticar as opiniões e percepções dos bancários e bancárias em relação às ações sindicais e federativas, além de avaliar suas visões sobre as conjunturas sociais e políticas. O processo visa, sobretudo, ouvir a voz dos trabalhadores do ramo financeiro, contribuindo para aprimorar as estratégias sindicais e promover melhorias nas relações e no ambiente de trabalho.

Ao ressaltar a importância da participação ativa dos bancários e bancárias, a Fetrafi/NE destaca que a pesquisa é uma oportunidade valiosa para expressar opiniões sobre o cotidiano bancário e influenciar positivamente no desenvolvimento de soluções que atendam aos interesses da categoria. O questionário leva aproximadamente 10 minutos para ser respondido, mas permite também que os participantes interrompam o processo e retornem ao link posteriormente. A entidade reforça que a opinião de cada indivíduo é de extrema importância para orientar o desenvolvimento de medidas que beneficiarão toda a categoria.

Participe, contribua e faça parte da construção de um ambiente de trabalho mais justo e alinhado às necessidades dos bancários e bancárias da região Nordeste. participação faz a diferença!

ACESSE AQUI O LINK DO QUESTIONÁRIO

Assembleia virtual com empregados da Caixa delibera sobre acordo do Saúde Caixa

O Sindicato dos Bancários do Ceará convoca todos os bancários empregados da Caixa Econômica Federal, sócios ou não sócios, para participar de uma assembleia geral extraordinária específica, no próximo dia 5/12, de forma virtual, para deliberar sobre aprovação de acordo aditivo sobre o Saúde Caixa, com vigência para os exercícios 2024/2025.

A assembleia acontece através do sistema Vota Bem (https://bancarios.votabem.com.br/), das 7h às 23h do dia 5/12 (uma terça-feira), onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca do acordo do Saúde Caixa.

Após quase seis meses de negociações, a representação dos trabalhadores conseguiu que a Caixa Econômica Federal aceitasse uma proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa que mantém o percentual de contribuição dos titulares do plano em 3,5% sobre a remuneração básica e, para aqueles que têm dependentes, fixa um limite para o comprometimento da renda dos trabalhadores em até, no máximo 7% por grupo familiar.

Comparado com as outras estatais, o limite de 7% é um dos menores. No plano de saúde dos funcionários do Banco do Brasil (Cassi), por exemplo, é 7,5%, com contribuição do titular de 4%, além de percentuais adicionais escalonados para dependentes.

A proposta foi estabelecida na negociação com a Caixa a partir de parâmetros que preservam a solidariedade e o pacto intergeracional, que são princípios do Saúde Caixa desde a criação do plano. Assim, não penaliza os empregados de menor salário e os mais idosos, além de equilibrar o custeio e manter a sustentabilidade do plano e as condições para manter a viabilidade para que todos permaneçam.

Para a coordenadora do Comando Nacional e presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, a proposta foi a possível para não onerar mais os empregados e manter a sustentabilidade do plano para todos os empregados. “Não foi uma negociação fácil, mas conseguimos chegar a uma proposta sem aumento para o titular que não tem dependente. Isso é um avanço importante”, destacou, ressaltando que há déficits robustos no plano a equacionar.

Leia também: Saúde Caixa – entenda a proposta!

Segue o edital:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA

========================================

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado do Ceará – SINTRAFI-CE, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 07.340.953/0001-48, Registro sindical MTIC nº 208.327-59 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os bancários, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, que prestam serviço para a Caixa Econômica Federal, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária Específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 07:00 horas até às 23:30 horas do dia 05 de dezembro de 2023, na forma disposta no site (bancariosce@bancariosce.org.br) onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da aprovação do Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT – CONTRAF – Saúde Caixa 2022/2024, com vigência de para os exercícios 2024 e 2025, a ser celebrado com a Caixa Econômica Federal.

Fortaleza 24 de novembro de 2023.

José Eduardo Rodrigues Marinho – Presidente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here