Nota de Repúdio aos atos terroristas de 8 de janeiro

188

O Sindicato dos Bancários do Ceará vem a público repudiar, veementemente, os atos antidemocráticos e terroristas deste domingo, dia 8 de janeiro, que foram um ataque inadmissível à nossa Democracia, ao nosso patrimônio histórico e aos Três Poderes.

Não podemos aceitar tamanho vandalismo, partindo de golpistas e seus financiadores, que não reconhecem o resultado legítimo das urnas, sem exigir severas e exemplares punições para que ações como essa, de dilapidação e depredação de patrimônio público, nunca mais se repitam.

O desrespeito às nossas instituições – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) – é um grave ataque ao Estado Democrático de Direito, que tem se agravado nos últimos anos, alimentados por ações irresponsáveis do antigo governo. É preciso também que ​​sejam responsabilizadas as autoridades do Distrito Federal, visivelmente coniventes com os ataques.

Durante toda a sua história, o Sindicato dos Bancários do Ceará tem sido pioneiro na defesa das principais bandeiras de luta da sociedade, da defesa dos direitos de toda a classe trabalhadora até a defesa incontestável da nossa Democracia, um dos nossos bens mais valiosos, conquistada com muita luta.

Sempre estivemos na luta, mas com atos pacíficos, sem a presença de qualquer depredação ou dilapidação de prédios públicos ou objetos históricos, como vimos neste domingo 8.

A gravidade dos acontecimentos exige uma resposta de entidades democráticas, partidos, movimentos sociais e sindicais em defesa da democracia. Vamos organizar e mobilizar atos pela democracia e de repúdio a tentativa de golpe e os atos de violência. Não nos silenciaremos diante da barbárie e do terrorismo e lutaremos para que a vontade da maioria do povo brasileiro prevaleça.

Não passarão!

Sindicato dos Bancários do Ceará