Outros Toques

457

Outros Toques

Famílias endividadas

O endividamento bate mais um recorde e atinge 74% das famílias brasileiras em setembro, mês em que o IPCA-15, uma prévia da inflação oficial, foi o maior para o mês desde 1994, segundo dados do IBGE, divulgados dia 24/9. Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que as famílias estão fazendo mais dívidas para dar conta de suas necessidades básicas, mas estão renegociando as que estão mais atrasadas por causa da inflação e também salário arrochado e do desemprego. O cartão de crédito segue sendo o principal vilão do endividamento das famílias.

Imunização em Fortaleza

Até o dia 4/10, a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada em 1.332.658 pessoas em Fortaleza. Outros 27.674 cidadãos também receberam a dose única do imunizante. Ao todo, mais de 50% da população da Capital completou o esquema vacinal contra a Covid-19, com 1.360.332 pessoas imunizadas. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Fortaleza, 1.989.039 pessoas já receberam a primeira dose da vacina. Isso corresponde a cerca de 73% da população fortalezense pelo menos parcialmente imunizada. Dessas, 656.381 ainda devem receber a segunda dose. Em todo o Ceará já foram aplicadas 10.283.674 doses.

Precariedade menstrual

O presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorvente feminino para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. A decisão, publicada dia 7/10 no Diário Oficial da União, argumenta que o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio. A proposta, de origem na Câmara, foi avalizada pelo Senado no dia 14/9 e seguiu para a sanção do presidente. Bolsonaro vetou, ainda, o trecho que incluía absorventes nas cestas básicas distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O Congresso pode decidir manter ou derrubar vetos presidenciais. O prazo para essa avaliação é de 30 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here