Outros Toques

476

Outros Toques

Popularidade em queda

A mais recente pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada dia 3/11, mostrou que o governo Bolsonaro segue em baixa. Ao todo, 64% dos entrevistados desaprovam a atual gestão e 54% avaliaram a atuação do governo federal como ruim ou péssima. A pesquisa mediu ainda a percepção das notícias em relação ao governo. Ao todo, 59% dos brasileiros consideram que as informações divulgadas foram desfavoráveis. Só 7% apontaram um cenário oposto. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28/10 e entrevistou mil pessoas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.

Geração de empregos

Uma revisão nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) derrubou de 142.690 para 75.883 o número de empregos com carteira assinada em 2020. A queda é de 46,82% em relação ao número divulgado pelo governo federal em janeiro deste ano. O resultado anterior foi amplamente comemorado por Bolsonaro que destacou o ‘sucesso’ do seu governo durante a pandemia. Tanto o presidente, quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, usaram o dado para defender a tese de que o Brasil foi um dos países que menos sofreram economicamente no último ano. Os novos números, no entanto, indicam um resultado bem menor do que o anunciado.

Bolsonaro e o clima

O governo Bolsonaro reduziu em 93% os investimentos em estudos e elaboração de projetos de mitigação e adaptação para mudanças climáticas em seus três primeiros anos de gestão. Os dados foram divulgados pela BBC News Brasil. De acordo com os números do Sistema Integrado de Orçamento do Governo Federal (Siop), entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018, os recursos voltados para esta área foram de R$ 31,1 milhões. Na gestão Bolsonaro, os investimentos foram reduzidos para apenas R$ 2,1 milhões. Os dados evidenciam ainda mais a ausência de políticas efetivas na área ambiental por parte do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here