Outros Toques

121

OUTROS TOQUES

UFC x Covid-19

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está entre as instituições ibero-americanas que mais têm produzindo conteúdos acadêmicos sobre a Covid-19. O levantamento da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) contabilizou até o dia 22/7, um total de 22 pesquisas e artigos publicados pela universidade sobre a pandemia. A região Ibero-Americana compreende nações onde o português ou o espanhol são as línguas predominantes. Dentre os temas estudados pela UFC estão os desafios da prática da medicina sexual, a saúde mental dos profissionais de saúde, as considerações clínicas para diabéticos, os estudos de caso de pacientes e sobre o espectro do autismo – essa última, inclusive, produzida em parceria com a Uece.

Seguro-Desemprego na conta

A secretaria de Trabalho do Ministério da Economia anunciou que qualquer trabalhador poderá solicitar, desde o dia 24/7, o recebimento do seguro-desemprego em uma conta bancária de sua preferência. A iniciativa abrange o benefício nas modalidades formal, bolsa de qualificação profissional, empregado doméstico e trabalhador resgatado. Para isto, é necessário que a pessoa informe, no ato da solicitação do seguro, dados como tipo de conta, banco, número da agência e da conta. Contas-salário estão excluídas da medida. Até então, a gestão do programa era exclusiva da Caixa.

Apenas 29%

O ministério da Saúde, do governo Jair Bolsonaro, gastou apenas 29% da verba emergencial prevista para o combate da covid-19. Em março, quando a OMS declarou a existência da pandemia, o governo federal criou uma dotação orçamentária específica, comprometendo-se a investir R$ 38,9 bilhões para conter a doença. Até 25/6, somente R$ 11,4 bilhões foram gastos, efetivamente, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU). Esse valor inclui tanto os gastos diretos do ministério, quanto as verbas enviadas para estados e municípios. Destes últimos, somente 39% chegaram aos governos estaduais. E apenas 36% às prefeituras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here