Outros Toques

101

Outros Toques

Hidroxicloroquina não!

A OMS anunciou, dia 25/5, que suspendeu “temporariamente” os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em vários países, como precaução. A decisão segue publicação de um estudo da revista médica The Lancet, que considerou ineficaz ou até prejudicial o uso do medicamento e seus derivados no combate aos sintomas da Covid-19. De acordo com o estudo, realizado com quase 15 mil pacientes, além de ineficaz contra a doença, o remédio aumenta o risco de morte e arritmia cardíaca. No Brasil, após determinação de Bolsonaro, o Ministério da Saúde alterou o protocolo para permitir o uso do medicamento também por pacientes com sintomas leves.

Bolsonaro em queda

A rejeição ao governo Bolsonaro bateu mais um recorde. O percentual de brasileiros que consideram o governo ruim ou péssimo subiu para 43% na última pesquisa Datafolha. O percentual dos que consideram a gestão de Bolsonaro ótima ou boa permaneceu estável em 33%, o mesmo da pesquisa anterior. O percentual dos que consideram o governo regular caiu de 26% para 22%. E 2% não souberam responder. De acordo com a série histórica do Datafolha, Bolsonaro tem o pior índice de aprovação de presidentes desde 1989 a esta altura de um primeiro mandato. Collor, por exemplo, tinha 41% de rejeição.

Anticorpo

Cientistas de três institutos norte-americanos descobriram um anticorpo capaz de neutralizar o novo coronavírus e também o Sars-CoV-1, vírus responsável pela Sars, síndrome respiratória aguda grave. O resultado da pesquisa foi publicado na revista científica Nature. O anticorpo foi identificado, pela primeira vez, em uma amostra de sangue de uma paciente que se recuperou da Sars, durante a epidemia de 2003 na China. E agora, os pesquisadores realizaram testes com ele e descobriram que a proteína inibe o novo coronavírus. Os testes foram realizados in vitro, então, ainda é preciso saber se o efeito protetor também acontece em sistemas vivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here