Sindicato completa 90 anos na defesa dos direitos dos bancários do Ceará

70

O Sindicato dos Bancários do Ceará completou no último dia 21 de fevereiro 90 anos em defesa da categoria e de uma sociedade mais justa para todos. Desde 1933, quando o Sindicato iniciou suas atividades no Estado, a entidade vem se firmando como uma das principais entidades sindicais do Brasil.

O Sindicato dos Bancários está presente em 174 municípios do Estado, tem 70% dos bancários de sua base filiados, participou ativamente da construção da Central Única dos Trabalhadores, organiza e constrói a unidade dos trabalhadores regionalmente através da criação e atuação da Federação dos Trabalhadores do ramo financeiro do Nordeste (FETRAFI/NE), nacionalmente está numa luta constante com outras entidades para enfrentar os ataques contra os direitos trabalhistas e é um dos dez maiores sindicatos de bancários do País.

Nesse ano, em que a entidade celebra seus 90 anos de lutas e conquistas, temos preparado atividades especiais para marcar esse momento. Realizamos o baile de pré-carnaval dos bancários, elaboramos um hotsite especial com personagens que fizeram parte da nossa história, além de outras atividades que acontecerão ao longo do ano de 2023. Teremos ainda uma sessão solene em homenagem aos nossos 90 anos na Assembleia Legislativa no próximo dia 29 de maio, às 18h, atendendo a requerimento do deputado estadual Guilherme Sampaio (PT/CE).

O Sindicato, através dos bancários e das suas direções, lutou pela redemocratização, pela volta das liberdades civis, pelas Diretas Já, contra o neoliberalismo, contra as privatizações, contra a carestia, contra a seca, contra o retrocesso dos direitos no último governo e em defesa da democracia. Agora o nosso grande desafio é realmente preservar essa história, assim como construir a partir dela a transformação de uma sociedade mais justa. Esperamos que o ano das comemorações de 90 anos do Sindicato seja um ano de homenagem a história de todos que já passaram por aqui e que lutaram conosco. Que venham mais 90 anos de muitas lutas e de muita mobilização e organização da categoria para que possamos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here