Sindicato realiza plenária com caixas para debater impactos da reestruturação no BB

521

Na noite desta sexta-feira, dia 15/1, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizou uma plenária virtual com os caixas executivos do BB e o corpo jurídico do Sindicato para debater o impacto da reestruturação anunciada esta semana pelo banco sobre essa parcela da categoria no Ceará.

Na abertura, os dirigentes do Sindicato criticaram a total falta de informação sobre as dotações, fechamento de agências, desligamentos etc. Nada foi repassado às entidades sindicais e até mesmo os gestores do banco no Ceará tinham pouquíssimas informações. “Estivemos reunidos com a direção do BB no Estado e, em determinado momento, nós tínhamos até mais conhecimento do que os gestores, pois o funcionalismo é quem está nos municiando de informações que chegam às unidades”, esclareceu o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo.

De acordo com o departamento jurídico do Sindicato, desde os planos de desligamentos voluntários da era FHC, essa estratégia de ocultação de informações já era utilizada. Segundo os advogados, essa era uma forma de pressionar e desestabilizar o funcionalismo com o objetivo de incentivá-los a aderir ao PDV.

Os advogados esclareceram ainda que, pessoas que completaram dez anos de comissão até 10/11/2017 (véspera da reforma trabalhista entrar em vigor), tem direito a entrar com o pedido de incorporação de função e que, inclusive, o Sindicato já tem obtido algumas vitórias nesse sentido.

“Nós somos contra qualquer plano de enxugamento do banco, principalmente quando as instituições públicas devem e precisam ser fortalecidas. Mas a decisão é individual e o Sindicato estará à disposição para prestar todos os esclarecimentos possíveis e necessários. Quanto à defesa do BB, temos que intensificar a nossa mobilização. Tivemos dia do preto, tuitaço, mas não podemos arrefecer da luta. A defesa do BB é imprescindível nesse momento”, afirmou o diretor do Sindicato, José Eduardo Marinho.

O Sindicato esclarece ainda que os bancários, em caso de dúvidas, devem procurar o departamento jurídico da entidade, de segunda a sexta, das 9h às 15h, ou ainda pelo e-mail juridico@bancariosce.org.br ou pelo telefone: 85 3252 4266.

 

Nova plenária – Na segunda-feira, 18/1, faremos nova plenária virtual para debatermos o processo de reestruturação, pois na terça, 19/1, haverá uma reunião da Comissão de Empresa do BB para analisar todos os encaminhamentos das plenárias e definir um calendário de mobilização para a próxima semana.

Para participar dessa plenária, inscreva-se pelo link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqfuytqDIuGN2QdwQs8teQu9RpljmRSngS.

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here