Trabalhadores de bancos públicos realizam congressos nacionais a partir desta sexta-feira (6)

157

Bancários do Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal realizam, a partir desta sexta-feira (6) até domingo (8) seus congressos nacionais anuais, promovidos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pelo Comando Nacional dos Bancários, com o apoio das comissões de trabalhadores de cada um dos bancos e da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae). A abertura conjunta dos congressos acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelas páginas da Contraf-CUT no Facebook e Youtube.

“O governo Bolsonaro promove constantes ataques às empresas públicas e aos seus trabalhadores. Os bancos públicos também são vítimas destes ataques. Vamos debater, nos congressos, questões específicas de cada um e questões gerais, como a importância da defesa do papel dos bancos públicos para o desenvolvimento social e econômico, com fortalecimento do papel do Estado e das políticas públicas do país”, informou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que também é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

“Tenho certeza que este importante evento dos trabalhadores dos bancos públicos será um marco na luta em defesa do patrimônio dos brasileiros e em defesa da soberania nacional”, completou.

Abertura

A abertura conjunta dos congressos, que acontece nesta sexta-feira, além das presenças de representantes do Comando Nacional dos Bancários, da Contraf-CUT e das comissões de trabalhadores de cada um dos bancos, contará com a participação de representantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, das Centrais Sindicais, da Fenae, da AFBNDES, Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e da Central de Movimentos Populares (CMP).

Os congressos específicos por banco serão realizados no sábado (7) e domingo (8) e contará com cobertura online pela equipe de Comunicação da Contraf-CUT, com apoio do Sindicato dos Bancários do Pará, na cobertura do 12º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco da Amazônia; do Sindicato dos Bancários do Ceará, na cobertura do 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste; e da AFBNDES, na cobertura do Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES. Veja abaixo mais informações de cada um dos congressos.

Sábado, 7 de agosto

37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa
Em defesa da Caixa e de seus empregados. Por um Brasil melhor

– 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste
Banco do Nordeste do Brasil e FNE juntos construindo um nordeste melhor

12º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco da Amazônia
Desenvolvendo a Região Norte e o país

Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES
Defender o BNDES é apoiar o desenvolvimento do Brasil

Domingo, 8 de agosto

32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil
Construindo juntos o futuro do Banco do Brasil

Fonte: Contraf-CUT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here