Um presente para os associados da Previ: nova Tabela PIP é aprovada pelo Banco do Brasil

30

O Banco do Brasil aprovou a proposta que facilita o acesso à contribuição adicional 2B com uma nova Tabela PIP. Os novos valores estarão vigentes a partir da alteração do Regulamento do Plano, que prevê tramitação pelos órgãos governamentais competentes. Com a mudança, os associados serão beneficiados com a possibilidade de, desde a adesão ao Previ Futuro, aumentar a contribuição que é acompanhada no mesmo valor pela contribuição do Banco do Brasil. Ou seja, poderão contribuir mais junto com o BB e ter uma aposentadoria melhor no futuro.

Entenda o que é a PIP 

PIP é a Pontuação Individual do Participante. Ela é uma variável que faz parte do cálculo da Contribuição Adicional, a 2B. A contribuição, junto com o tempo e a rentabilidade, é uma parte fundamental do saldo de conta dos associados do Previ Futuro. Ele é composto pela soma das contribuições realizadas ao longo da vida, dentre elas a Contribuição Mínima (2A) e a Contribuição Adicional (2B), que pode variar de 1% a 10% do salário de participação.

O percentual da Contribuição Adicional (2B) é calculado mensalmente, de acordo com a Pontuação Individual do Participante (PIP), considerando três fatores: crescimento salarial do participante, tempo de filiação ao Plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do Banco do Brasil vinculados ao Previ Futuro. Com as mudanças propostas pela Previ e aprovadas pela Banco do Brasil, os funcionários poderão aderir à 2B desde que ingressam no Previ Futuro.

“É muito simbólico que a aprovação da Tabela PIP pelo Banco do Brasil aconteça no dia do aniversário de 120 anos da Previ. Esse é um grande presente para os associados do Previ Futuro. É um avanço importante, vinculado diretamente ao propósito de cuidar do futuro das pessoas. Mudar a PIP é proporcionar para associadas e associados do Previ Futuro a oportunidade de contribuir mais e ter essa contribuição acompanhada pelo Banco do Brasil. Significa ter uma reserva maior e, consequentemente, um valor de benefício melhor no futuro”, informa João Fukunaga, presidente da Previ.

2B desde o início  

Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, nunca houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias mudanças nos planos de cargos e salários do banco. Os estudos técnicos, realizados pela Previ desde 2018, indicam que a nova metodologia proporciona uma melhoria real nos valores dos benefícios do plano, assim como maior agilidade no acesso à contribuição adicional (2B). O resultado é bom para todo mundo:  os associados podem ter um benefício melhor de aposentadoria, e o BB consegue atrair e reter mais talentos.

Como fazer a Contribuição Adicional (2B)? 

A Pontuação Individual do Participante (PIP) pode ser acompanhada mensalmente, no autoatendimento. Tanto no site quanto no App, é mostrado qual é o percentual que o participante tem direito de contribuir, sendo possível também realizar alterações e simulações do valor de contribuição. O ideal é deixar sempre o percentual máximo, ou seja, 10% para que as contribuições acompanhem a evolução da carreira e possam proporcionar um aumento do benefício de aposentadoria.

Fonte: Previ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here