35º Conecef vai debater defesa da Caixa e a luta contra os retrocessos

120



A Contraf-CUT, sob a assessoria da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), divulgou a programação do 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que será realizado em São Paulo (SP), entre os dias 1º e 2 de agosto. O congresso mira na importância de intensificar a mobilização em defesa da Caixa 100% pública e contra a retirada de direitos, pois o momento é de resistência aos ataques contra o banco e seus empregados. O slogan desta edição é “Não ao Retrocesso!”.


Os debates no 35º Conecef terão como eixos a defesa da Caixa e dos bancos públicos, o combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos, a defesa do Saúde Caixa, da Funcef e dos aposentados, a contratação de mais empregados, a saúde do trabalhador e condições de trabalho, a luta contra a terceirização, a verticalização e o descomissionamento arbitrário e a defesa da Previdência. O evento vai reunir um total de 328 delegados, entre empregados da ativa e aposentados.


Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, lembra que “o Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores do banco, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa”.


“Esse Congresso acontece num momento muito importante, pois vamos debater temas como manutenção de direitos, sem retrocessos e, principalmente, a defesa da Caixa 100% pública”, afirma Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e da Fenae.


PROGRAMAÇÃO:


DIA 01 DE AGOSTO: QUINTA-FEIRA


– Painel: Saúde e Previdência “Não ao Retrocesso”: Juliana Cardoso (PT-SP), vereadora; Dr. Albucacis de Castro Pereira, assessor da Fenae; Paulo Borges, assessor da Fenae.


– Painel: Resistência ao Desmonte “Não ao Retrocesso”: Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidenta da Caixa; Dr. José Eymard Loguércio, assessor jurídico da CUT (LBS Advogados Associados); Dra. Laís Lima Muylaert Carrano, assessora jurídica da Fenae (LBS Advogados Associados)


– Painel: Defesa da Caixa e do que é Público: Erika Kokay (PT-DF), deputada federal; Sergio Mendonça, economista; Rita Serrano, conselheira eleita representante dos empregados no CA Caixa.


– Abertura: Defesa dos Bancos Públicos: CONTRAF; Comando Nacional dos Bancários; CEE/CAIXA; CEBB; FENAE – Jair Pedro Ferreira; SEEB São Paulo – Ivone Maria da Silva; Central de Movimentos Populares – CMP: Raimundo Bonfim; Representante da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Público: deputado federal José Carlos (PT/MA), coordenador da Frente, e deputada Federal Erika Kokay (PT/DF).


DIA 02 DE AGOSTO: SEXTA-FEIRA


– Apresentação das Teses e Plenária Geral