Abertas as inscrições para eleição da CIPA no BNB

342

A partir desta quarta-feira, dia 8/3, até o próximo dia 28/3, estão abertas as inscrições para eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das unidades: agência Fortaleza Aldeota, Escritório de Suporte a Super Estadual do Ceará, Central Regional Certificação Conformidade CE/RN, Gerência Estadual do CONAJ FOR e Gerência de Reestruturação de Ativos CE, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), gestão 2023/2024. A eleição acontece dia 4 de abril.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma comissão prevista pela legislação brasileira formada por trabalhadores e por representantes do empregador eleitos para ela, que tem como objetivo a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. O principal objetivo da CIPA é inspecionar e evidenciar nos ambientes de trabalho os riscos à saúde e segurança das pessoas. É uma comissão que deve solicitar, planejar, implantar e manter medidas preventivas que eliminem ou reduzam os riscos. Além disso, analisar os acidentes de trabalho e estabelecer um plano de ações junto com o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

A CIPA tem suporte legal no artigo 163 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e na NR 05, que é um Norma Regulamentadora que trata especificamente dela.

Confira abaixo o cronograma de eleição da CIPA:

Abertura do processo eleitoral: 8/3

Período de inscrições: de 8 a 28/3

Eleição: 4/4

Apuração dos votos: 6/4

Treinamento: 10 a 14/4

Posse da nova CIPA: 18/4

SIPAT: 23 a 27/10

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here