ARTIGO: Na luta com você! A nossa campanha nacional 2020 já começou!

144

José Eduardo Rodrigues Marinho, presidente em exercício do Sindicato dos Bancários do Ceará

Começou! Na última quinta-feira, 23/7, o Comando Nacional dos Bancários entregou à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a minuta de reivindicações 2020 da categoria bancária.

A minuta foi deliberada durante a 22ª Conferência Nacional dos Bancários e aprovada no Ceará, por 97,52%, em assembleia virtual realizada nos dias 20 e 21/7.

É a primeira vez na história que vamos realizar uma campanha salarial em meio a uma pandemia. E isso, por si só, já é um grande desafio para a categoria bancária. Realizamos todos os debates necessários através de videoconferência. Fizemos o nosso Encontro Estadual dos Bancários, participamos dos congressos e encontros nacionais por bancos, da Conferência Regional da Fetrafi/NE e da Conferência Nacional, tudo feito virtualmente, respeitando o distanciamento social, mas abrindo espaços para os debates necessários sobre nossas prioridades e anseios para a Campanha Nacional deste ano, demonstrando que a distância nos afasta, mas não nos limita.

Fizemos uma consulta, totalmente virtual, com mais de 30 mil bancários de todo o país que apontou as prioridades elencadas pela categoria para este ano: aumento real de salários, manutenção dos direitos nos acordos, melhores condições de trabalho e defesa da saúde, o que serviu de base para a definição da minuta de reivindicações entregue à Fenaban.

Queremos destacar ainda que essa campanha é importante para mantermos direitos. Por isso, ressaltamos sempre a importância da mesa única e da negociação coletiva, fundamental desde o início da pandemia, quando várias medidas foram negociadas para proteger a vida dos bancários.

Mas todas essas prioridades e anseios só serão conquistamos se continuarmos mantendo nossa mobilização, mesmo à distância. Mobilizar à distância 450 mil trabalhadores nos bancos de todo o Brasil, em meio às restrições sanitárias impostas pela pandemia para organizar uma campanha ativa e combativa é o nosso grande desafio. Estamos descobrindo, e passando a utilizar, novos meios de nos reunirmos para realizar os debates necessários, para negociarmos, para mobilizarmos a categoria através das redes sociais – uma ferramenta que estamos passando a utilizar ainda mais.

É fundamental que a categoria perceba como a luta política que se dá nas redes é importante. Os bancários precisam entender a importância da sua contribuição para a luta, precisam entender que essas são as novas formas de organização, nesse período de pandemia e distanciamento social. É importante que a categoria siga as redes sociais do Sindicato, acessem o site, para curtir, compartilhar, se engajar em todas as campanhas de mídia lançadas, para pressionarmos os banqueiros e utilizarmos a tecnologia a nosso favor. Afinal, é o Sindicato que está, no dia-a-dia, “Na Luta Com Você”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here