Assembleia virtual dia 5/12 com empregados da Caixa delibera sobre acordo do Saúde Caixa

323

O Sindicato dos Bancários do Ceará convoca todos os bancários empregados da Caixa Econômica Federal, sócios ou não sócios, para participar de uma assembleia geral extraordinária específica, no próximo dia 5/12, de forma virtual, para deliberar sobre aprovação de acordo aditivo sobre o Saúde Caixa, com vigência para os exercícios 2024/2025.

A assembleia acontece através do sistema Vota Bem (https://bancarios.votabem.com.br/), das 7h às 23h do dia 5/12 (uma terça-feira), onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca do acordo do Saúde Caixa.

Após quase seis meses de negociações, a representação dos trabalhadores conseguiu que a Caixa Econômica Federal aceitasse uma proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa que mantém o percentual de contribuição dos titulares do plano em 3,5% sobre a remuneração básica e, para aqueles que têm dependentes, fixa um limite para o comprometimento da renda dos trabalhadores em até, no máximo 7% por grupo familiar.

Comparado com as outras estatais, o limite de 7% é um dos menores. No plano de saúde dos funcionários do Banco do Brasil (Cassi), por exemplo, é 7,5%, com contribuição do titular de 4%, além de percentuais adicionais escalonados para dependentes.

A proposta foi estabelecida na negociação com a Caixa a partir de parâmetros que preservam a solidariedade e o pacto intergeracional, que são princípios do Saúde Caixa desde a criação do plano. Assim, não penaliza os empregados de menor salário e os mais idosos, além de equilibrar o custeio e manter a sustentabilidade do plano e as condições para manter a viabilidade para que todos permaneçam.

Para a coordenadora do Comando Nacional e presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, a proposta foi a possível para não onerar mais os empregados e manter a sustentabilidade do plano para todos os empregados. “Não foi uma negociação fácil, mas conseguimos chegar a uma proposta sem aumento para o titular que não tem dependente. Isso é um avanço importante”, destacou, ressaltando que há déficits robustos no plano a equacionar.

Segue o edital:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA

========================================

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado do Ceará – SINTRAFI-CE, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 07.340.953/0001-48, Registro sindical MTIC nº 208.327-59 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os bancários, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, que prestam serviço para a Caixa Econômica Federal, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária Específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 07:00 horas até às 23:30 horas do dia 05 de dezembro de 2023, na forma disposta no site (bancariosce@bancariosce.org.br) onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da aprovação do Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT – CONTRAF – Saúde Caixa 2022/2024, com vigência de para os exercícios 2024 e 2025, a ser celebrado com a Caixa Econômica Federal.

Fortaleza 24 de novembro de 2023.

José Eduardo Rodrigues Marinho – Presidente

 

Fonte: SEEB/CE, com informações da Contraf-CUT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here