Bancários do Ceará participam de dia de luta pela segurança e saúde no trabalho

137

Os bancários do Ceará participaram nesta sexta-feira, 28/4, de um ato na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, que marcou o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O Sindicato reforçou ainda a campanha Menos Metas Mais Saúde visitando as agências da Caixa Econômica, Santander e Banco do Nordeste, conversando com os bancários e distribuindo a Orientativa de Como Tirar Licença Saúde sem Maiores Complicações – passo a passo para você, bancário, tirar licença sem medo e garantir seus direitos do Acordo Coletivo e da Previdência Social.

De 2012 a 2021, 42.138 bancários receberam benefício acidentário do INSS e outros 156.670 foram afastados por doença comum. Porém, cerca de 54% destes benefícios comuns referiam-se a doenças características do trabalho bancário, como transtornos mentais e LER/Dort. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, compilados pelo Dieese.

Além disso, desde 2013, transtornos mentais e comportamentais se tornaram a principal causa de afastamentos na categoria bancária. De 2012 a 2021, no conjunto total dos trabalhadores, transtornos mentais foram responsáveis por 5% dos afastamentos por acidentes de trabalho e por 10% dos decorrentes de doenças comuns.

No mesmo período, porém, no setor econômico que inclui bancos e financeiras, causaram 39% dos afastamentos por acidentes e doenças do trabalho e 29% dos não reconhecidos como acidente ou doença do trabalho.

História – No mundo inteiro, o dia 28 de abril é dedicado a valorizar a segurança e a saúde do Trabalho. Proposto pelos movimentos sociais dos Estados Unidos, a data é uma homenagem a 78 trabalhadores que morreram nesse dia, em 1969, na explosão de uma mina em Farmington, no estado da Virgínia. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) elegeu o “28 de abril” como data dedicada a valorizar a segurança e a saúde do trabalho. Desde então, manifestações acontecem nesse dia em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here