Bancários do Santander com horas negativas devem procurar o Sindicato

180

Em abril de 2021, o Santander informou que mais de 700 bancários estavam acumulando horas negativas por causa da pandemia, que obrigou muitos empregados a ficarem em casa impossibilitados de trabalhar. Segundo o banco, cerca de 100 destes trabalhadores estão devendo mais de 1.000 horas.

Diante da situação, o movimento sindical firmou um acordo de banco de horas negativo com o Santander em setembro de 2020, que foi renovado em janeiro e teria de ser novamente revalidado em abril. Contudo, o acordo tinha uma cláusula que impedia a compensação dessas horas aos finais de semana. O Santander condicionou a renovação do acordo à retirada desta cláusula. Ou seja, se revalidasse o acordo sem esta cláusula, o movimento sindical daria respaldo para o banco convocar os empregados para trabalharem aos fins de semana, caso julgasse conveniente, infringindo e alterando, desta forma, a jornada do bancário.

A COE solicitou ao Santander que fornecesse os dados desses trabalhadores para que a entidade pudesse entrar em contato com eles a fim de construir um acordo que pudesse atender as necessidades destes funcionários. Além disto, o Sindicato também reivindicou que o Santander encontrasse função para estes trabalhadores no home office. Contudo, não foi possível avançar na negociação porque o banco se recusou a repassar as informações e o movimento sindical precisa ter clareza sobre todas as questões envolvidas. Diante do impasse, o acordo não foi renovado em abril.

O Ministério Público do Trabalho (MPT), acionado por um trabalhador anônimo, convocou o Santander e o movimento sindical para uma mediação sobre as horas negativas. Foram realizadas ao menos cinco reuniões entre junho e julho, nas quais o movimento sindical reforçou a necessidade de ter acesso a esses trabalhadores. A Contraf-CUT elaborou um comunicado que será encaminhado até 10/8 pelo banco a todos os trabalhadores que acumularam horas negativas. É fundamental que esses trabalhadores entrem em contato com o Sindicato (bancariosce@bancariosce.org.br) ou com a Contraf (santanderhoranegativa@contrafcut.org.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here