Bancários vão às ruas defender a CAIXA contra ameaça de privatização nesta quarta, 18/10

168



Os empregados da Caixa se juntam ao Sindicato dos Bancários do Ceará e farão uma grande manifestação no Centro de Fortaleza, nesta quarta-feira, dia 18/10, para fazer o lançamento da Campanha “Defenda A Caixa Você Também”. Será às 9 horas na agência da Caixa Praça do Ferreira.


Sindicato e bancários prometem endurecer a luta e a resistência contra a ameaça de privatização do banco público.


Temer quer vender a Caixa 


A intenção de privatizar a Caixa ficou explícita depois que o Relatório Reservado (9/10), conhecida newsletter de negócios e finanças do país, noticiou: o governo pretende atrair bancos estrangeiros para participar da privatização da instituição. “A decisão de venda da CEF será anunciada em pronunciamento do presidente Michel Temer, no final do ano”, garante a publicação.


A atual direção da Caixa quer transformar o banco numa S/A, (Sociedade Anônima) reduzindo seu papel social. Isso ficou claro na notícia do jornal Valor Econômico (6/10) onde o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, discutiram o novo estatuto do banco. Apesar do argumento de melhorar a governança, o objetivo real é transformar a Caixa em Sociedade Anônima, o que abre espaço para a abertura de capital.


Defender a Caixa 100% pública é defender o Brasil


“A Caixa é um dos maiores patrimônios do povo brasileiro, pois tem sido ao longo de sua existência o principal agente de políticas sociais do governo brasileiro. Ajudando, especialmente, àquelas pessoas mais pobres a ter acesso a crédito, moradia, educação, saneamento, segurança, previdência e assistência social. Defender a Caixa 100% pública é defender o Brasil”, afirma Marcos Saraiva, diretor do Sindicato, da Fenae e empregado da Caixa.


Source: Noticia58