Banco do Nordeste do Brasil: Encontro entre Sindicato e parlamentares define estratégias para defesa do BNB

117

O Sindicato dos Bancários do Ceará continua sua atuação junto aos parlamentares cearenses para construir uma rede de apoio de toda a sociedade nordestina em defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Essa semana, a Entidade participou de reunião com os deputados Augusta Brito (PCdoB), Nezinho Farias (PDT), Walter Cavalcante (MDB), Acrísio Sena (PT), Carlos Felipe (PCdoB), sob a coordenação do deputado Danniel Oliveira (MDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Mandaram representantes os gabinetes dos deputados Moisés Braz (PT), Elmano de Freitas (PT), Renato Roseno (Psol), Romeu Aldigueri (PDT) e Fernando Santana (PT).

Na reunião, que aconteceu no dia 20/3, na sala das comissões da Assembleia Legislativa, ficou definida uma pauta de ações visando aglutinar Assembleias Legislativas de todos os estados nordestinos onde o BNB atua, mais Minas Gerais, culminando com Audiência Pública no Congresso Nacional. Inicialmente, será realizada uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no próximo dia 5 de abril, reunindo a bancada de deputados cearenses, lideranças de entidades como Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetraece), Federação das Indústrias (FIEC), da Agropecuária (FAEC), Clube de Diretores Lojistas (CDL) e de entidades mais diretamente ligadas aos trabalhadores em geral, bancários e aos funcionários do BNB, tais como: Centrais Sindicais (CUT, CTB, Conlutas, Intersindical), Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e associações de funcionários da ativa (AFBNB) e Aposentados (AABNB).

Para o deputado Danniel Oliveira, “o BNB é um grande indutor da geração de emprego e facilitador para o desenvolvimento do Nordeste, em especial do Ceará. Apenas em 2018, foram investidos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) no total de mais de R$ 31 bilhões. Ou seja, dinheiro subsidiado fundamental para o desenvolvimento da nossa região”.  Segundo o deputado, dos 46 parlamentares que integram a AL/CE, 40 já assinaram requerimento solicitando ao Presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), a criação de uma Frente Parlamentar de Defesa do BNB, iniciativa que deverá ser oficializada durante a Audiência Pública do próximo dia 5/4. Na ocasião deverá ser aprovado calendário de audiências públicas regionais em conjunto com Câmaras Municipais de Vereadores em todo o Estado.

Participaram da reunião representando o Sindicato dos Bancários do Ceará o presidente Carlos Eduardo (também presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Nordeste – Fetrafi/NE) e os diretores Tomaz de Aquino (coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB), Aílson Duarte e Túlio Menezes. O presidente do SEEB/CE e da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, destacou a importância da criação da Frente Parlamentar e reforçou a necessidade de integração desse movimento com as ações do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas Brasileiras.


“A participação efetiva dos diversos setores da sociedade beneficiados diretamente pela atuação do BNB na campanha de defesa e fortalecimento da Instituição será de fundamental importância para manutenção do foco da classe política na luta em prol do Banco; ora manifestada. Sendo assim, é indispensável que trabalhadores rurais; microempreendedores, pequenos, médios e grandes empresários e trabalhadores em geral atendam aos chamados das entidades que compõem o Comitê Nacional de Defesa das Empresas Públicas – O BNB como a principal do Nordeste – e somem força comparecendo às atividades legislativas e sociais convocadas”
Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here