BNB apresenta melhor performance entre bancos brasileiros, segundo revista internacional

15


O Banco do Nordeste do Brasil tem o melhor resultado entre todos os bancos brasileiros, segundo pesquisa da revista inglesa The Banker, pertencente ao jornal The Financial Times e editada há 94 anos.  A instituição ficou em segundo colocado em eficiência operacional e em alavancagem. O levantamento é feito para elencar os melhores bancos, por país, que pertencem ao mercado emergente Brics, composto por Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.


“Este resultado ratifica nosso propósito de trabalho, em aplicar os recursos públicos que gerimos com o máximo de eficácia e eficiência, seguindo todas as regras de compliance, sempre focados no desenvolvimento da nossa região de atuação, geração de emprego e renda, além da melhoraria do bem-estar das famílias”, afirma Romildo Rolim, presidente.

Metodologia


O trabalho realizado pela The Banker analisa o desempenho das instituições em 2018 e as variações com o ano anterior, com destaque para o critério de eficiência operacional.


A metodologia utilizada é baseada em modelo que classifica o desempenho de cada banco com base em 18 indicadores, em oito categorias principais,que são: crescimento, rentabilidade, eficiência operacional, qualidade dos ativos, retorno sobre o risco, liquidez, solidez e alavancagem.


Os bancos recebem uma posição em cada categoria, bem como uma classificação geral com base no desempenho em todas as áreas.