BNB: Sindicato realiza plebiscito sobre ajustes no sistema ponto a ponto

175


O Sindicato dos Bancários do Ceará realiza nos dias 6, 7 e 8/5, via e-mail, um plebiscito com os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) sobre ajustes no sistema ponto a ponto.


Em mais uma vitória do Sindicato dos Bancários do Ceará em favor dos funcionários do BNB, sentença da Justiça do Trabalho determina, em decisão definitiva, o restabelecimento do transporte coletivo no chamado sistema ponto a ponto, o qual se estabelece em diversas rotas, saindo da Praça Murilo Borges até o Passaré. Essa ação do Sindicato também buscou promover uma medida de acessibilidade urbana e conscientização ambiental. Para cumprir a decisão judicial, o BNB deverá realizar licitação até o próximo dia 31 de maio para contratação do serviço por cinco anos, no valor estimado em R$ 7 milhões.


Ocorre que segundo estudo interno apresentado pela área de logística do BNB, o sistema está sendo utilizado por menos de 10% dos funcionários a quem se destina. Os ônibus estão circulando vazios ou com ocupação reduzida a apenas dois usuários em média.


Para equacionar essa situação, ponderando a manutenção do direito dos trabalhadores frente à boa gestão de recursos públicos, o Sindicato realiza consulta aos interessados sobre a possibilidade de subscrever um termo de ajuste de conduta junto ao Ministério Público do Trabalho visando adequar o cumprimento da sentença judicial à realidade da utilização do sistema ponto a ponto, com a ressalva de possível readequação caso a demanda seja alterada.


Diante disso, o Sindicato dos Bancários do Ceará enviará a todos os funcionários e-mail para saber a opinião destes quanto a essas possíveis alterações e se este autoriza a entidade a assinar termo de ajuste de conduta para adequar a prestação do serviço. Os funcionários devem enviar suas respostas ao e-mail da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (cnfdobnb@gmail.com) até o dia 8/5.


Aguarde o e-mail. Participe do plebiscito! Dê sua opinião! Defenda seu direito!