Na próxima quarta-feira, dia 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal estará completando 161 anos. Fundada em 12 de janeiro de 1861, o banco é um patrimônio público dos brasileiros, o banco social do Brasil.
Os empregados são a força-motriz que protege a Caixa e permite que ela alcance todo o país. São quase 85 mil pessoas presentes no dia a dia de milhões de brasileiros, levando inclusão bancária, democratização do acesso ao crédito, pagamentos de benefícios sociais, apoio às micro e pequenas empresas, políticas públicas de educação, esporte, saneamento, infraestrutura, agricultura familiar, moradia e sustentabilidade.
Atualmente, mais uma vez, a Caixa encontra-se sob ameaça de privatização e precisa do apoio de todos os brasileiros. Por isso, os empregados da Caixa estão fazendo um chamamento público e querem envolver toda a sociedade para defender a Caixa pública e reforçar a importância do banco para todos.
Para defender o banco de mais uma onda privatista e mostrar a todos a importância da Caixa para a sociedade, diversas atividades vão acontecer no próximo dia 12/1, em todo o país. Em decorrência do aumento de casos de Covid-19 e do surto de Influenza em nosso Estado, estaremos realizando uma manifestação virtual, com um tuitaço, a partir das 11h, com as hashtags #Caixa161Anos, #CaixaSocialÉCaixaPública e #SocialÉSerPública.
Defendemos um país inclusivo e com justiça social, onde todos os cidadãos tenham acesso a políticas públicas que contemplem acesso à habitação, saúde, educação, emprego e renda. Lutamos pela defesa dos direitos e de condições dignas de trabalho para os empregados da Caixa e de toda classe trabalhadora.
Para isso, criamos uma frente ampla em defesa do Brasil, da Caixa e dos trabalhadores, reunindo entidades associativas e sindicais, parlamentares e representações da sociedade civil organizada.
Essa luta é de todos, faça parte também deste movimento!
Caixa Social é Caixa Pública.
Social é ser Pública.
Fonte: SEEB/CE com informações da Fenae
São José dos Campos 11/01/2022
Como o Brasil está sendo mudado com esse governo, até a caixa estão querendo entregar nas mãos de poderosos e o dinheiro da privatização os brasileiros não sabem para onde vão, a caixa é dos brasileiros,desde que eu tive o meu primeiro emprego abri poupança na cxa com todo orgulho,na época eu tinha 16 anos e a caderneta de anotação era de papel hoje tenho 68 anos e continuo cliente da cxa.