Caixa Econômica Federal: Banco retira funções de empregados de forma arbitrária

155

“Os descomissionamentos arbitrários aconteceram em Santa Catarina, mas isso só reforça o caráter autoritário da atual gestão da Caixa. Por isso, queremos alertar os empregados a ficarem atentos em meio às medidas administrativas arbitrárias. Caso algum trabalhador seja prejudicado, a orientação é para que acione imediatamente o Sindicato para as ações jurídicas cabíveis”
Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e da Fenae


A atual gestão do banco, que destituiu seis servidores de suas funções por causa de um erro cometido pela Prefeitura de Nova Veneza, em Santa Catarina. O episódio que desencadeou as dispensas, sem qualquer participação dos empregados lotados na Superintendência Regional de Santa Catarina, foi a troca do nome do presidente da Caixa numa placa alusiva à inauguração de uma obra pública no município.

No lugar de Pedro Guimarães, atual presidente, a placa trazia o nome de Gilberto Occhi, presidente da Caixa na gestão passada. O fato ocorreu no último dia 14/6 e foi tratado pelas autoridades de Brasília como um ato político, mesmo tendo a Prefeitura assumido a responsabilidade pelo equívoco, por meio de ofício. A Prefeitura de Nova Veneza, cidade com cerca de 15 mil habitantes, é governada pelo PSDB, partido que apoia o governo Jair Bolsonaro.

O descomissionamento causou graves prejuízos à vida funcional dos empregados. Diante da medida injustificada da direção da Caixa, o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, solicitou a imediata reintegração dos trabalhadores em suas funções. Para ele, o caminho adotado na SR catarinense é equivocado. Ele critica a política de recursos humanos da nova gestão da Caixa, que vem causando insatisfação dos empregados.

Além de punir injustamente os trabalhadores, a atitude da direção atingiu justamente a Superintendência Regional de Criciúma (SC), primeira colocada na obtenção de resultados positivos entre as 84 existentes no país.

ATO POLÍTICO – A Contraf-CUT encaminhou ofício à direção da Caixa solicitando informações sobre a convocação de empregados para participar de ato político sem relação com a atividade-fim do banco. O fato aconteceu dia 19/6, em São Paulo, quando trabalhadores que realizaram curso de Libras, gerentes e superintendentes, foram convocados a participar da assinatura de convênio do banco com o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). Além do presidente da empresa, Pedro Guimarães, o evento contou também com a presença de Bolsonaro. A representação dos empregados considera louvável toda iniciativa que leve à inclusão de pessoas com deficiência. Entretanto, esse tipo de convocação só reforça o caráter político do evento, além disso, a Caixa e o CPB sequer firmaram um convênio novo. O patrocínio das ações do Centro Paralímpico já existia, mas havia sido cortado pelo governo federal. Em 2017, a Caixa cortou 20% das verbas destinadas ao atletismo e aos esportes paraolímpicos. Neste ano, o pagamento das verbas, já reduzidas, são contingenciadas e sofrem constantes atrasos.

PCDs – O presidente da Caixa anunciou a contratação de 2 mil pessoas com deficiência. Mas esse número não será suficiente para que o banco cumpra a cota mínima de 5% de PCDs prevista em lei. O cumprimento da cota legal dos PCDs aprovados no concurso de 2014 foi determinado pela Justiça. Decisão acatou ação civil pública do Ministério Público do Trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here