Outros Toques

177

Outros Toques

Pílula do câncer

Os primeiros estudos em seres humanos com a chamada “pílula do câncer” tiveram início dia 17/6, na UFC. A substância fosfoetanolamina promete ser uma alternativa mais eficaz na redução dos tumores malignos. Essa é a primeira vez que os testes são aplicados em pessoas sadias no Brasil. A coordenação é da Profª Elisabete Moraes, coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do NPDM. Os estudos aguardam novos recursos para a continuação da pesquisa, até agora financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O fármaco já foi testado em camundongos, que tiveram uma resposta eficaz.

Bagagem gratuita vetada

O presidente Bolsonaro vetou a gratuidade das bagagens em voos domésticos ao sancionar a Medida Provisória (MP) que abre 100% do capital para as aéreas estrangeiras. Entre os trechos do texto, agora convertido em lei, consta o item sobre a gratuidade de bagagens. A MP das aéreas estabeleceu que a franquia mínima de bagagem despachada deve ser de 23 quilos para as aeronaves com mais de 31 assentos. Para os aviões menores, a franquia será de 18 quilos (até 31 assentos) e de 10 quilos (até 20 lugares).

Cai o decreto de armas

Os senadores aprovaram durante sessão deliberativa dia 18/6, por 47 votos a 28, a derrubada do decreto que flexibiliza o acesso às armas, editado em maio pelo presidente Bolsonaro. Agora, a matéria será encaminhada para apreciação na Câmara dos Deputados. A decisão do Plenário tramitou em regime de urgência, após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovar projeto desfavorável a matéria. Após a derrota, o presidente afirmou: “eu, como presidente, isso vai ser atenuado, porque vou determinar, junto ao ministro Sergio Moro, que tem a PF abaixo dele, para a gente não driblar, e não dificultar quem quer, porventura, ter arma em casa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here