Caixa não apresenta proposta de PLR

249



A CEE/Caixa iniciou a sexta reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), realizada na tarde desta segunda-feira (24), reforçado a demanda de que as agências não abram mais aos sábados, já que não há mais qualquer justificativa. Reiterou também a cobrança para que haja o pagamento de remuneração ou compensação aos empregados que trabalham aos sábados e não marcam ponto. Cobrou ainda a apresentação de uma proposta global, para ser apreciada nas assembleias.


A Caixa respondeu que aguarda definições da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para apresentação de proposta de PLR. O banco informou que a alta direção da empresa valoriza o esforço dos empregados, mas que existe um limite para o pagamento da PLR na resolução 09 da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) de pagar no máximo 25% do que a empresa paga de dividendos para o controlador, o que limitaria a distribuição para 6,25% do LL (LL que deve ser substancialmente menor que o de 2019). Portanto, não teria condições de formular a proposta neste momento. A Caixa também disse que fará esforços para cumprir o que for definido na mesa unificada.


A PLR deverá voltar para a mesa de negociação na próxima quarta-feira (26). “Entendemos as dificuldades, mas reforçamos que a Caixa mantenha a PLR e a PLR Social, ainda mais considerando todo o trabalho realizado pelos colegas para atender o auxílio emergencial. Os empregados aguardam esse reconhecimento da empresa. Considerando a reunião da Fenaban amanhã, a Comissão optou também por aguardar”, afirmou a coordenadora da CEE/Caixa e secretária da Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara Proscholdt.

Abertura aos sábados


A CEE cobrou da Caixa o fim da abertura das agências aos sábados e que haja o pagamento de remuneração ou compensação aos empregados que não marcam ponto. Segundo a coordenadora da Comissão, a reivindicação para a suspensão da abertura aos sábados é uma demanda urgente dos empregados. “Temos diversas reclamações. Os trabalhadores estão cansados e estafados. Na nossa avaliação, não há necessidade desse expediente aos finais de semana”, explicou.


A Caixa se comprometeu a reavaliar a demanda da abertura aos sábados bem como a demanda dos trabalhadores.

Saúde Caixa


Ainda sem definição, a Caixa afirmou que está buscando alternativas para as propostas do Saúde Caixa. A demanda também envolve a Sest.