Câmara Federal aprova inclusão dos bancários no PNI

114

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 17/6, a emenda da deputada federal Celina Leão (PP/DF) para inclusão da categoria bancária no PL 1011/2020, que trata da inserção de categorias de trabalhadores entre as prioritárias no Plano Nacional de Vacinação (PNI) contra a Covid-19. A matéria agora segue para o Senado.

O Sindicato dos Bancários tem trabalhado, incansavelmente, em conjunto com o Comando Nacional dos Bancários, para incluir a categoria entre as prioritárias na vacinação. Temos feito articulações com parlamentares em todos os níveis e conscientizado a sociedade e o poder público sobre a importância de se vacinar os bancários que, desde o início da pandemia até os dias atuais, não parou o atendimento um só dia, procurando prestar atendimento à população num momento crucial para a economia.

A atividade bancária é considerada essencial nos termos do Decreto n° 10.282 de 20 de março de 2020, alterado pelo Decreto n° 10.329 de 28 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n° 13.979 de 6 de fevereiro de 2020. Entretanto, a categoria bancária não estava inserida entre as prioritárias para a vacinação. Por medida de segurança, as agências bancárias têm de estar fechadas e se tornam vetores de contaminação pelo vírus da Covid-19, colocando em risco a vida de bancários, clientes e usuários.

“Essa foi uma importante vitória da nossa luta. Desde o começo da pandemia temos trabalhado na linha de frente, arriscando nossa saúde, nossas vidas e a de nossos familiares para prestar serviços bancários essenciais à toda a sociedade. Nossa mobilização e nossa unidade foram fundamentais para essa conquista. Agora, estaremos acompanhando a tramitação no Senado para agilizar a vacina no braço dos bancários”, afirmou o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo.

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here