Campanha Nacional: negociações com o BNB começam sem avanços

281

O Comando Nacional dos Bancários, auxiliado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), iniciou nesta segunda-feira, dia 11/7, as negociações relativas à Campanha Nacional dos Bancários visando a renovação do acordo coletivo específico dos funcionários do BNB. A reunião aconteceu na sede administrativa do Banco, em Fortaleza.

Durante essa primeira rodada, os representantes dos funcionários abordaram 20 cláusulas referentes à emprego e condições de trabalho, abordando temas como avaliação de desempenho, comitê Covid, teletrabalho, entre outras.

A diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará. Carmen Araújo, solicitou a manutenção do Comitê Covid e de uma campanha interna para que uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), como as máscaras, continuassem sendo utilizados pelo funcionalismo do Banco. O diretor de Administração do BNB, Haroldo Maia, destacou que todas as medidas profiláticas referentes aos protocolos Covid continuam sendo cumpridas e que o Banco não se opõe à continuidade do Comitê, mas que na prática, as medidas já foram absorvidas.

Com relação ao teletrabalho, as entidades reivindicaram a criação de uma comissão paritária para tratar do tema, mas o Banco informou já estar realizando estudos e que deve concluir um projeto piloto até o final de agosto. O Banco se comprometeu ainda a apresentar uma prévia do projeto na próxima reunião, que acontece na sexta-feira, dia 15/7, às 15h, em Fortaleza e que tem disponibilidade para debater o tema com as entidades no âmbito da mesa permanente de negociação.

As entidades levantaram ainda alguns pontos apontados pelo funcionalismo relativo à avaliação de desempenho, substituições, concorrências, comissionamentos etc. O Banco informou que o plano de funções foi implementado há pouco tempo e que é possível analisar demandas e discutí-las com as entidades e que os questionamentos dos funcionários devem ser encaminhados ao conhecimento da Direção Geral para serem analisados caso a caso.

Crediamigo – As entidades resssaltaram ainda a preocupação com a gestão e a sustentabilidade do programa Crediamigo, que no entendimento dos representantes dos funcionários, deveria ser internalizado pelo Banco. A representação do BNB informou que tem ingerência sobre o programa e que está analisando sua gestão da melhor forma possível.

“Apesar de não termos avançado nos pontos abordados nessa primeira rodada de negociação, queremos destacar que valorizamos o diálogo com o Banco e que vamos buscar a manutenção dos direitos dos funcionários do BNB para fecharmos um acordo satisfatório até o dia 31/8”, avalia o secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga. A direção do BNB afirma que tem predisposição para dialogar com as entidades, mas que também está acompanhando o desenrolar das negociações com os demais bancos e com a Fenaban.

Além de Gustavo Tabatinga e Carmen Araújo, participaram ainda da negociação os representantes dos trabalhadores Iury Filgueiras (SEEB/AL), Rubens Nadiel (SEEB/PE), Luzemir Carvalho (SEEB/PI), Carlos Eduardo (Fetrafi/NE), Robson Araújo (SEEB/PB), Jeane Marques (SEEB/BA) e Waldenir Brito (Federação BA/SE).

Fonte: SEEB/CE

1 COMENTÁRIO

  1. As funções foram implementadas, porém os analistas não receberam nenhuma melhoria salarial, inclusiva temos as mesmas responsabilidades de um auxiliar, até porque somos funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here