Pela primeira vez na história da CUT Ceará, o ato político e cultural em alusão ao 1º de Maio será em um formato totalmente diferente. Devido à pandemia do coronavírus, o evento será virtual, transmitido ao vivo da casa de dirigentes, convidados e artistas.
Sob o mote “Saúde, emprego, renda e democracia: um novo mundo é possível com solidariedade”, os trabalhadores cearenses vão poder celebrar o 1º de Maio Solidário 2020 em casa, em frente ao computador ou à tela do celular, em total segurança para evitar o risco de contágio pela Covid-19.
De acordo com o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, entre 8h e 12h desta sexta-feira (1/5), os trabalhadores e trabalhadoras poderão assistir à “live do trabalhador” organizada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, CUT e entidades filiadas, CTB e Intersindical.
“Diante do isolamento social decretado pelo governo do Ceará, passamos algumas semanas debatendo sobre o melhor formato pro nosso 1º de Maio em respeito a essa decisão e pensando na saúde de todos os participantes. Não poderíamos deixar de realizar as atividades que marcam o Dia do Trabalhador. Portanto, em 2020 não estaremos nas ruas, mas ocuparemos as redes sociais com uma programação ao vivo de 4 horas de duração, com apresentações culturais e mensagens dos representantes das nossas entidades sindicais e de instituições democráticas”, disse Wil Pereira ao destacar que a atividade totalmente on-line será histórica.
Atrações culturais
Assim como nas edições anteriores, músicos de diferentes estilos, atores e humoristas se apresentarão durante a live dos trabalhadores, segundo Ticiana Studart, representante da Frente Brasil Popular Ceará. Gustavo Portela, Jessica Cisne, Nayra Costa, Juruviara, Parahyba e Cia Bate Palmas, Bicha Poética, Lorena Lyse, Os Renegados, Assun, Léo Suricate e Plinio Câmara, Juruviara, Fran DDK, Luiza Nobel, Fabíola Liper, Alfredo Pessoa, Caiô, Pantico Rocha e Vitoriano, são algumas das atrações já confirmadas. “Estamos fechando os últimos detalhes para a apresentação de todas e todos os artistas. A grade completa será divulgada até a próxima quinta-feira”, informou Ticiana Studart.
Campanha de solidariedade
A defesa da democracia, do Sistema Único de Saúde (SUS), da taxação das grandes fortunas, do direito à segurança, à vida e condições dignas de trabalho e o ‘Fora, Bolsonaro’ também estarão na programação do 1º Maio 2020. Além dessas pautas, a atividade também será solidária. As centrais sindicais e as frentes populares estão arrecadando alimentos não perecíveis, cestas básicas, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de higiene para serem doados para famílias de baixa renda, trabalhadores informais e desempregados em Fortaleza e no interior do Estado.
“Neste 1º de maio estaremos defendendo a democracia, o SUS, os nossos direitos, que são atacados quase que diariamente pelas Medidas Provisórias de Bolsonaro e realizando um grande ato de solidariedade, arrecadando alimentos para os mais necessitados e EPIs para os trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus”, destacou Wil Pereira.
Debate
A programação será encerrada com um debate sobre conjuntura política e econômica que contará com a participação do líder da minoria na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães (PT), da deputada federal Luizianne Lins (PT), de Graça Costa, secretária de organização e política sindical da CUT Brasil e de Wil Pereira, presidente da CUT-CE, que fará a mediação.
Serviço
1º de Maio solidário 2020
Saúde, emprego, renda e democracia: um novo mundo é possível com solidariedade
8h às 12h, ao vivo no Facebook da CUT Ceará e retransmitido por suas entidades filiadas.