CECUT: Wil Pereira é reeleito presidente da CUT Ceará

140



O Sindicato dos Bancários do Ceará esteve presente no evento




Cerca de 283 delegados e delegadas do 14º Congresso Estadual da CUT Ceará (CECUT) “Sindicatos fortes, direitos, soberania e democracia”, elegeram neste domingo (1º/12), em chapa única, com representação dos principais ramos e respeito à paridade entre homens e mulheres, a nova direção Estadual da CUT para o mandato de 2019/2023. O evento ocorreu no auditório do antigo Hotel Romanos, em Fortaleza.


Para a presidência da entidade foi reeleito, por unanimidade, o metalúrgico Wil Pereira. A vice-presidência será ocupada pelo professor Helder Nogueira. A Secretaria-Geral será conduzida por Lúcia Silveira.


Ao ser empossado, Wil Pereira fez um breve balanço do seu primeiro mandato, destacando que a CUT Ceará realizou e/ou participou de mais de 1.000 atividades distribuídas em todas as regiões do estado, durante o período que foi marcado por um golpe de estado, aprovação de reformas que prejudicam os trabalhadores e a chegada da extrema-direita ao poder.


O dirigente também agradeceu a todos os delegados e convidados que participaram do 14º CECUT pela qualidade dos debates realizados durante os dois dias de Congresso.


“Conduzimos a Central durante o maior ciclo de lutas desde a redemocratização. Participamos de mais de mil atividades em parceria com sindicatos, federações, frentes populares e movimentos sociais. Conseguimos derrotar a reforma da Previdência de Michel Temer, após colocar 500 mil pessoas nas ruas do Ceará na maior greve geral da nossa história, além de defender a liberdade e a inocência do ex-presidente Lula”. “Agora o nosso principal desafio é enfrentar o pacote de maldades do governo de Jair Bolsonaro, e faremos isso da mesma forma, com muita determinação, coragem e unidade”, completou.


O vice-presidente


Helder Nogueira, que será o vice-presidente da CUT, agradeceu o apoio de todos e todas durante seu mandato na secretaria de administração e finanças e destacou que a nova gestão precisa estar firme para enfrentar os desmandos de Jair Bolsonaro em especial, a reforma sindical. “Vamos continuar organizando a classe trabalhadora do campo e da cidade para enfrentar este governo, fazer as lutas necessárias em defesa dos nossos direitos e derrotar a reforma sindical”, disse.


Resoluções e moções


Os delegados e delegadas aprovaram, por unanimidade, o plano de lutas da CUT nacional e oito resoluções sobre política e organização sindical, adesão de novos sindicatos, valorização do serviço público, defesa das estatais, combate à violência contra a mulher, fortalecimento das frentes populares e contra as escolas cívico-militares. O plenário também aprovou moções em apoio à luta de resistência dos trabalhadores ao desmonte do SINE/IDT e em solidariedade a secretária-geral do Partido dos Trabalhadores (PT) da Argélia, Louisa Hanounea, mantida presa de forma injusta pelo Tribunal Militar do seu país.

Sobre o 14º CECUT


357 delegados e delegadas se inscreveram para o 14º CECUT. Deste total, 283 se credenciaram, sendo 135 homens e 148 mulheres.

Confira a lista da nova direção da CUT Ceará:


Presidente


Francisco Wil e Silva Pereira


Vice-Presidente


Helder Nogueira Andrade


Secretária-Geral


Lúcia Maria Silveira de Queiroz


Secretário de Administração e Finanças


Emanuel Alves Lima


Secretária de Comunicação


Maria Jizolda Evangelista Soares


Secretária de Formação Sindical


Enedina Soares da Silva


Secretário de Organização e Política Sindical


José Cândido da Silva Filho


Secretária da Mulher Trabalhadora


Maria de Fátima Uchoa Sousa


Secretária de Relações do Trabalho


Ana Cláudia Silva de Souza


Secretário de Políticas Sociais e Direitos Humanos


Roberto Luque de Sousa


Secretário da Juventude


Fernando Marques Ventura


Secretária de Combate ao Racismo


Kátia Rogéria Rodrigues dos Santos


Secretária de Saúde do Trabalhador


Carmem Sílvia Ferreira Santiago


Secretário de Meio Ambiente


Claudemir Brito de Oliveira


Secretário de Assuntos Jurídicos


Sebastião Costa do Nascimento


Secretária de Cultura


Maria Edivânia da Silva Costa


Secretário de Mobilização e Relações com Movimentos Sociais


Alan Robson Ricardo Alves


Secretária Executiva


Maria Osmarina Modesto de Sousa


Direção Estadual


Francisco Ataíde de Oliveira


Cesariano Rodrigues Fernandes


Antônia Luciene Ferreira da Silva


Raimunda Alves de Pinho


Flávio Pereira de Sousa


Jocilene Matos Maia


Ninívia Maciel Evangelista Souza Campos


Francisco Gomes Sobrinho


Liduína Marques Costa


Geraldo Alves de Sales


Leandro Medeiros de Lima


Alyne Kelly Albuquerque da Costa


Cândida Maria de Carvalho Lobato


Adriana Costa de Carvalho


Luiz de Souza Filho


Maria Ozaneide de Paulo


José Valmir Braz


Francisca Helenice Pereira