Comando Nacional: Oficina reflete sobre importância dos bancos públicos

131

O Comando Nacional dos Bancários realizou, na quinta-feira (30/5), uma oficina sobre a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento socioeconômico do país. A reflexão foi motivada pelo economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo.

Para Belluzzo corremos um grande risco de, com base em uma ideologia do século 19, desestruturarmos toda a arquitetura da economia e do patrimônio público do nosso país.

“As pessoas ouvem os comentaristas da Globo News e passam a acreditar que todo o investimento público deve ser cortado e toda empresa pública deve ser privatizada. Precisamos parar de demonizar as coisas. Sem o investimento público o país não sai da recessão”, ponderou Belluzzo, lembrando ainda que, para sair da crise de 2008, os Estados Unidos investiram US$ 4 trilhões de recursos públicos em bancos privados.

O economista disse que o governo e os meios de comunicação prejudicam a imagem dos bancos públicos dizendo que eles não são eficientes. “Na verdade, os bancos privados querem se apropriar dos bancos e fundos públicos para ampliar ainda mais sua capacidade de obter lucros”.

“É fundamental ampliarmos o debate sobre os bancos públicos para a sociedade. Mostrar a importância e a eficiência que eles têm para a implantação de políticas sociais e a contribuição que dão para o desenvolvimento econômico e social do país. Essa é uma argumentação que as pessoas conseguem entender”, explicou. “E não se trata de uma defesa corporativa. Mas, de uma questão central para que a economia do país consiga se recuperar. O mundo todo está vendo que não há nenhuma possibilidade de inclusão sem as empresas e os bancos públicos”, concluiu.

GRUPOS DE TRABALHO – Durante a parte da tarde, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho, com a tarefa de apresentar sugestões de ações conjuntas em defesa dos bancos públicos. A partir dos resultados dos grupos serão tiradas propostas de ações nacionais unificadas para a campanha em defesa dos bancos públicos. O dia foi encerrado por uma plenária com a apresentação dos três grupos. Os relatórios serão unificados e o documento final será enviado para todos os sindicatos do Brasil.


“Está na hora de ampliarmos nossas ações por todo o Brasil para mostrar à sociedade que os bancos públicos são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Não podemos permitir nenhum tipo de fatiamento, enfraquecimento ou intenção privatista”
José Eduardo Marinho, diretor do Sindicato e funcionário do BB


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here