Outros Toques

148

Outros Toques

Síndrome de burnout

Pela primeira vez, o esgotamento profissional, conhecido como síndrome de burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS. A nova versão da classificação entra em vigor em 2022. Na classificação, a síndrome de burnout foi descrita pela OMS como “uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito”, se caracterizando por três elementos: “sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida”. O número de bancários afastados por doenças cresceu substancialmente entre 2009 e 2017, segundo dados do INSS: de 13.297 em 2009 para 17.310 em 2017 (aumento de 30%).

Grávidas x atividade insalubre

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu dia 29/5, por 10 votos a 1, que grávidas e lactantes não podem exercer atividades consideradas insalubres. A ação julgada foi apresentada em abril de 2018 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. A entidade questionou um trecho da nova lei trabalhista que permitiu o trabalho de gestantes e lactantes em atividades insalubres, exceto em caso de atestado médico. Segundo o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, a mulher grávida ou lactante deverá ser realocada para outra atividade ou receber licença, caso a realocação não seja possível. O entendimento do relator só não foi acompanhado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

PIB encolhe 0,2%

O PIB do Brasil caiu 0,2% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior. Foi o primeiro resultado negativo trimestral desde o 4º trimestre de 2016 (-0,6%). Os dados, divulgados pelo IBGE, mostram a fraqueza da economia nos três primeiros meses de governo de Bolsonaro. Segundo o IBGE, o resultado negativo em relação ao trimestre anterior foi puxado, em grande parte, pelos recuos da indústria e da agropecuária. O governo também reduziu sua projeção para o crescimento da economia. Agora, a equipe econômica trabalha com um PIB de 1,6% neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here