Comando orienta aprovação da proposta do BNB

36

O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), indica a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociado com a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), pela Campanha Salarial 2022. As assembleias para a deliberação da proposta acontecem nesta quarta-feira (31), a partir das 19h, de forma eletrônica. Para votar, os bancários devem acessar o link da Plataforma VotaBem (https://bancarios.votabem.com.br), ou link disponibilizado pelo seu sindicato.

As cláusulas econômicas, como os reajustes no salário e nos vales refeição e alimentação, vão seguir o acordado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Veja aqui o acordo.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Gustavo Tabatinga Jr., acredita que a categoria tem muito a comemorar. “O Brasil passa por um governo nefasto que promove e incentiva ataques aos trabalhadores. Por isso, enfrentamos negociações muito duras. Garantir todos nossos direitos, conquistar reajustes e avanços é uma vitória histórica”.

Entre as principais conquistas estão:

  • Celebração do ACT aditivo à CCT sobre Teletrabalho, com formação de Comissão Partidária;
  • Criação de um painel de concorrências internas, para divulgar as vagas abertas no Promova-se e a pontuação de todos os concorrentes de cada uma das vagas durante o pleito, bem como a diminuição do prazo de liberação do antigo cargo ocupado pelo vencedor da concorrência de 180 dias para 90 dias;
  • Redução de 180 para 30 dias no prazo para a mudanças de vale refeição para alimentação ou vice-versa;
  • Concessão de licença paternidade para pai de natimorto;
  • Acesso à rede do banco e às plataformas de educação corporativa para empregados dirigentes sindicais; e
  • Execução de uma semana de Educação Financeira, com participação de especialistas em mercado financeiro, bolsa de valores, investimentos a longo prazo e reeducação financeira.

Para o secretário-geral da Contraf-CUT, essa proposta traz avanços diferenciados. “A implicação das horas extras e a substituições no cálculo do 13º salário vai beneficiar muitos funcionários que recebem esses valores durante todo o ano, mas que no mês de dezembro não percebiam tais adicionais. Além de um ACT específico de teletrabalho, assim como o painel de concorrências, que trará transparência maior no processo de encarreiramento do banco”, finalizou.

Fonte: Contraf-CUT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here