Curso de Formação Sindical acontece em Fortaleza dias 19 e 20/5

151

Durante os dias 19 e 20/5, em Fortaleza, será realizado um curso de Formação Sindical, numa parceria entre a Contraf-CUT e Fetrafi/NE, com apoio do Sindicato dos Bancários do Ceará. O objetivo é qualificar os dirigentes sindicais debatendo os principais temas com a categoria e também da economia do país. O público alvo são dirigentes sindicais bancários da região Nordeste.

No curso será abordada a história do movimento sindical de uma forma geral, assim como a história do movimento sindical bancário, a partir do ponto de vista dos trabalhadores, além das ferramentas de luta, inclusive as mais modernas, como as redes sociais, incentivando os trabalhadores a fazer uso dessas ferramentas. “Vamos abordar as lutas, as conquistas do movimento sindical, elementos de como se formaram os sindicatos, as primeiras associações, como elas evoluíram, quais as dificuldades que enfrentaram, inclusive a ditadura militar, a retomada dos sindicatos pelos trabalhadores, a criação da CUT, a fundação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), além das ferramentas que dispomos para luta. Os dirigentes bancários precisam entender de onde vem a história dos sindicatos, valorizar os elementos de luta para que, a partir desse conhecimento da história, possamos pensar melhor o presente e o futuro”, explicou o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon.

Ele completa: “hoje, nós temos uma categoria muito fragmentada. Trabalhadores do ramo financeiro que não são filiados aos bancários, da Nubank, da Fintech, Mercado Pago, que fazem o mesmo trabalho que os bancários, mas não têm os mesmos direitos. Talvez olhando para essas experiências passadas possamos ter respostas para o futuro”.

“Esse curso surgiu a partir de um planejamento entre a Contraf-CUT e as federações, incluindo a Fetrafi/NE, e nós esperamos que os dirigentes sindicais, principalmente os novos dirigentes, possam participar e qualificar o debate com a categoria”, afirmou o secretário de Formação da Fetrafi/NE, Telmo Nunes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here