Defesa do BNB e luta contra a MP 1052 são prioridades para os funcionários do Banco do Nordeste

488

Reunidos virtualmente, através da plataforma Zoom, os 74 delegados que participaram do XXVII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, realizado nos dias 6 e 7/8, definiram como prioridades a defesa do BNB e do FNE, ameaçados pela medida provisória (MP) 1052.

A abertura aconteceu na sexta-feira, 6/8, conjuntamente com a abertura dos congressos de outros bancos públicos (BB, CEF, Basa e BNDES), através de uma live realizada pela Contraf-CUT e transmitida pelas redes sociais da entidade. Na ocasião, o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), Tomaz de Aquino, fez uma saudação ressaltando o importante papel do BNB para a região Nordeste e destacando a luta contra a MP 1052, que muda a gestão dos fundos constitucionais, praticamente inviabilizando a atuação do Banco para o desenvolvimento da região. “O risco é a população ficar em uma situação difícil com o esforço do governo Bolsonaro em privatizar os bancos públicos. É um governo privatista que busca fazer caixa com a venda de estatais.  Neste momento esse congresso precisa unir todos os bancários da rede pública e da rede privada para combater o governo Bolsonaro”.

Em seguida, o deputado José Carlos (PT/MA) falou sobre a atual conjuntura política e econômica do Brasil, abordou o negacionismo do governo que agravou ainda mais as consequências da pandemia e destacou também os malefícios da MP 1052 para o desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No sábado, 7/8, a deputada federal Érika Kokay (PT/DF) fez uma análise de conjuntura abordando, principalmente, os ataques às empresas públicas. “O BNB e demais bancos públicos têm compromisso com o país e estão sendo atacados. Bancos privados não trabalham com crédito de risco e não tem interesse em financiar políticas públicas como os bancos públicos fazem. O governo diz que não vai privatizar os bancos públicos, mas dá um jeito de enfraquecer a atuação dessas empresas para dar espaço à iniciativa privada e isso mina a atuação dessas empresas que atuam diretamente na redução das desigualdades. Precisamos resistir”, disse a deputada.

Em seguida, ex-deputado federal cearense, Firmo Fernandes de Castro, falou sobre os impactos da MP 1052 sobre o BNB e a economia regional. Ele participou da Assembleia Nacional Constituinte que criou os fundos constitucionais, em 1988. Firmo fez uma retrospectiva sobre a criação dos fundos e criticou a MP 1052. “Essa MP é uma ofensa ao BNB, ao Basa e ao desenvolvimento regional. É fundamental derrotarmos essa medida sob pena de esse ser o começo do fim”, disse.

Por fim, a economista do Dieese, Vivian Machado, fez uma análise sobre o balanço do BNB, abordando a concessão de crédito e o emprego bancário. Ela também criticou a MP 1052 que pode minar a atuação do Banco na região.

Moções – Ao final, os congressistas aprovaram duas moções: de repúdio ao governo federal e à MP 1052 e em defesa do BNB.

PRINCIPAIS RESOLUÇÕES E ENCAMINHAMENTOS

– Luta contra a MP 1052/21

– Realizar audiências públicas em defesa do BNB e contra a MP 1052;

-Realização de seminário sobre teletrabalho no pós-pandemia;

– Fora Bolsonaro;

– Vacina para todos;

– Contra a política econômica de Guedes e Bolsonaro;

– Contra o desmonte das estatais;

– Defesa do emprego;

– Defesa da saúde;

– Mais segurança;

– Contra as metas abusivas e os descomissionamentos arbitrários;

– Defesa da Camed e Capef;

– Reconhecimento da Covid como doença ocupacional;

– Defesa do AgroAmigo e CrediAmigo dentro do BNB;

– Isonomia de tratamento do programa Promova-se;

– Dia de luta em defesa do BNB;

– Plano de mobilização com participação dos delegados sindicais.

Fonte: SEEB/CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here